
Coordenadores e integrantes dos projetos puderam apresentar suas propostas aos demais contemplados no edital. (Foto: Heber Macedo / Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar)
No último dia 13, a Coordenadoria de Cultura (CCult) da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) promoveu um seminário que reuniu coordenadores, bolsistas e demais integrantes dos projetos aprovados no edital especial para apoio à realização de atividades de extensão com temática sobre a memória da UFSCar. O objetivo do evento foi discutir diretrizes e fundamentos comuns para as propostas, promovendo intercâmbio de conhecimentos, bem como oferecer oportunidade de capacitação dos participantes, que puderam conhecer metodologias e ferramentas para o desenvolvimento dos projetos, relacionadas aos processos de gerir, produzir, preservar e difundir a informação e o conhecimento.
O Coordenador de Cultura da ProEx, Wilson Alves-Bezerra, explica que o seminário é uma forma de potencializar os projetos de extensão realizados no âmbito desse edital e construir uma dinâmica de trabalho em rede. “As atividades de extensão reúnem pessoas de diferentes áreas do conhecimento, que se debruçam sobre a história que têm para resgatar, mas não necessariamente possuem conhecimento específico sobre como fazê-lo. Queremos que esses projetos funcionem dentro de uma lógica mais ampla, celebrando os 45 anos da Instituição. O processo de discussão das propostas e os debates sobre as metodologias apresentadas é bastante enriquecedor, uma vez que as atividades ganham em força e em possibilidades de melhores resultados”, avalia o Coordenador.
Outros seminários estão previstos para este ano, para dar continuidade ao acompanhamento das atividades. Nas próximas edições, serão viabilizadas oficinas temáticas para promover formações específicas e novas trocas de experiências e conhecimentos entre os participantes. Os resultados das atividades darão origem, também, a um livro, integrando as comemorações dos 45 anos da Universidade.