Na próxima semana, entre os dias 17 e 21 de agosto, a UFSCar realizará, no Campus São Carlos, a “Semana do Lixo Mínimo”. A iniciativa é do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da Universidade, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx). O objetivo do evento é provocar reflexões sobre hábitos de consumo, produção de resíduos e impactos no ambiente e na qualidade de vida.
A Diretora do DeAEA, Liane Biehl Printes, explica que o conceito de “lixo mínimo” envolve o máximo aproveitamento – ou reaproveitamento – de resíduos, sejam eles recicláveis ou orgânicos, evitando o aumento da produção de lixo, com o estímulo à redução do consumo de materiais para confeccionar novos produtos. “É um modo de vida no qual os indivíduos tornam-se conscientes dos destinos e finalidades de seus resíduos antes que estes sejam descartados em aterros, ou indevidamente no ambiente. A Semana integra o rol de atividades propostas pelo DeAEA no âmbito da educação ambiental, buscando sensibilizar os jovens sobre a produção de resíduos e provocar reflexões sobre ações que minimizem os impactos negativos que geramos ao ambiente”, afirma Printes.
As atividades foram pensadas para envolver toda a comunidade universitária, bem como o público externo, com foco nos estudantes de graduação. Por isso, a programação acontece no horário de almoço, entre 12h30 e 13h45, no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo), na área Norte do Campus São Carlos. As atividades têm início na segunda-feira (17/8), com a apresentação da proposta da Semana e do “Desafio do Lixo”. Na terça-feira, o docente Amadeu José Montagnini Logarezzi, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), fará uma palestra sobre a diferença entre lixo e resíduo e aspectos sociais e ambientais relacionados à questão.
Na quarta, a área de vivência da área Sul do Campus sediará a Feira de Trocas, com o lema “trocar é mais divertido que comprar”, na qual os participantes podem se inscrever, através de formulário, para trocar objetos. Às 18h30, no mesmo espaço, acontecerá a exibição do filme “Homem sem impacto”. O “Desafio do Lixo”, que propõe que os participantes façam o exercício de reduzir a própria produção de resíduos, termina na quinta-feira, com uma roda de conversa sobre os resultados. No final da semana, na sexta-feira, a UFSCar receberá o Diretor da Empresa Global Pet Reciclagem, o Presidente da Rede de Cooperativas de Reciclagem Anastácia e a Presidente da Coopervida, cooperativa dos coletores de materiais recicláveis de São Carlos, para uma mesa redonda sobre os desafios do setor de reciclagem nos contextos municipal, estadual e nacional.
O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. As orientações para a participação na Feira de Trocas e outras informações sobre o evento podem ser obtidas no DeAEA pelo e-mail deaea@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6462.