Na última quinta-feira (24/4), a segunda turma do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar iniciou suas atividades com aula inaugural ministrada pelo Deputado Federal e ex-Reitor da UFSCar Newton Lima, convidado a contar sua experiência na gestão pública. “A missão do gestor público é aplicar políticas para o investimento de recursos públicos, gerando o máximo de retorno possível, com eficiência, eficácia e qualidade, para promover o bem-estar. Enquanto o setor privado visa o lucro, o setor público deve visar servir ao público. A moralidade pública precisa ser o valor central, tem de estar presente no dia a dia do serviço público”, afirmou Lima.

Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar, Coordenadora do PPGGOSP, Deputado Newton Lima, Reitores da UFSCar e do IFSP e o Vice-Reitor da UFSCar, da esquerda para a direita (Foto: Enzo Kuratomi - CCS/UFSCar)

A cerimônia contou também com a presença do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira; da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto; da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP), Maria Cristina Comunian Ferraz; e do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Eduardo Antônio Modena. Modena destacou a importância do Mestrado Profissional na formação de gestores públicos e a satisfação com a grande presença de servidores do IFSP nas duas turmas iniciadas. “É uma iniciativa fantástica por parte da UFSCar oferecer uma capacitação com aplicabilidade tão próxima do cotidiano. Como política de gestão do Instituto, valorizamos sobremaneira os esforços no sentido de promover a reflexão sobre a qualidade da gestão, pensando no impacto que isso pode trazer à sala de aula, que é o nosso foco. A sala de aula é altamente sensível à capacidade de gerir a coisa pública, e precisamos nos capacitar para promover a capacitação. Os servidores aprovados no processo seletivo e entusiasmados com o Mestrado Profissional nos trazem muito orgulho, não só pela capacidade que demonstram ao terem sucesso em uma seleção tão concorrida, mas também pelo fato de perceberem essa lacuna existente e ansiarem saber mais, para desempenharem suas funções de formas cada vez melhores”, declarou.

Ana Cláudia Picolini, servidora do IFSP e aluna da primeira turma do curso, avalia que a troca de conhecimentos em sala de aula é estimulante e que as diferentes experiências produzem discussões sobre as qualidades do serviço público. “Temos reunidas pessoas de diferentes instituições, com experiência administrativa, e que têm a ânsia de melhorar essas instituições. Isto confere muita relevância para esse Mestrado. Há o compartilhamento de iniciativas que deram certo e diversos pontos de vista interessantes”, afirma Picolini.

PPGGOSP
O Mestrado Profissional é uma iniciativa conjunta das pró-reitorias de Pós-Graduação e de Gestão de Pessoas da UFSCar, constituída a partir da demanda dos próprios servidores da Universidade. No momento, 14 instituições estão conveniadas para as vagas reservadas, e outras estão em processo de cadastramento. Até 16 de maio é possível enviar o termo de cooperação para a requisição do convênio, disponível no site do PPGGOSP. Na segunda oferta, foram cerca de 300 inscritos para ocupar as 25 vagas disponíveis. O curso tem três linhas de pesquisa: Gestão de Organizações Públicas; Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação; e Estado e Políticas Públicas. Outras informações estão disponíveis no site do Programa, em www.ppggosp.ufscar.br.

Comentários desativados em Segunda turma do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos inicia as atividades com aula inaugural do Deputado Federal Newton Lima

Filed under Gestão de pessoas