SEaD oferece novos serviços de apoio ao docente e avança nos processos de hibridização do Ensino Superior

Com o objetivo de colaborar com uma integração mais adequada de estratégias da educação a distância ao ensino presencial, a partir deste segundo semestre de 2015 a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar oferece novos serviços aos docentes da Universidade interessados em ampliar suas possibilidades pedagógicas.

Para começar, foi criada uma nova versão do ambiente virtual Moodle com um visual mais agradável e acessível aos usuários que, a partir de agora, podem com mais facilidade fazer upload de arquivos e editar as ferramentas e recursos do software, tornando a experiência educativa online mais eficaz.

A Secretária de Educação a Distância, Aline Reali, conta que a criação do novo Moodle foi baseada em estudos desenvolvidos na SEaD desde 2012 e favorece o professor ao ajudá-lo a planejar e organizar melhor os conteúdos e atividades de suas disciplinas, a otimizar a comunicação com os estudantes e a gerir a sua sala de aula virtual. “Para o estudante, o novo ambiente permite navegação mais amigável e rápida visualização e localização das informações e conteúdos, que estão organizados por categorias”, explica Reali.

No novo Moodle, a SEaD passa a cuidar – juntamente com os docentes – da criação dos ambientes virtuais específicos de cada disciplina e, para tanto, já disponibilizou o SisCAD – Sistema de Criação Automatizada de Disciplinas, que vai otimizar o processo de formatação das salas de aula na Web. Além do SisCAD, a SEaD oferece apoio técnico e de instrução aos professores nos processos referentes à plataforma Moodle, por exemplo, para o cadastro de usuários, soluções de acesso e instruções de uso, dentre outras situações. O serviço técnico é viabilizado por meio do Sistema de Apoio Moodle, sendo que no próprio Sistema estão disponíveis as orientações para a solicitação desse auxílio.

Também acessível aos usuários no Sistema de Apoio Moodle está o serviço de orientação pedagógica, com informações sobre os processos de ensino e aprendizagem nas modalidades EaD e semipresencial, tais como o planejamento e oferta de disciplinas, utilização de recursos tecnológicos no ensino, acompanhamento e avaliação da aprendizagem, dentre outras.

“Com os novos serviços à disposição da comunidade acadêmica da UFSCar, a SEaD avança na articulação das modalidades presencial e a distância, potencializando a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, em sintonia com a tendência crescente da hibridização do Ensino Superior nos cenários nacional e internacional”, conclui Reali.

Comentários desativados em SEaD oferece novos serviços de apoio ao docente e avança nos processos de hibridização do Ensino Superior

Filed under Educação a distância

Comments are closed.