Saade disponibiliza tradução em Língua Brasileira de Sinais para vídeos de seminários

saade_librasA Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade) da UFSCar disponibilizou nesta semana vídeos com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) de três dos seminários temáticos realizados pela Secretaria em abril. A série de seminários de formação teve o objetivo de apresentar e debater aspectos históricos, políticos e conceituais das áreas específicas de atuação da Saade, organizadas nas coordenadorias de Diversidade e Gênero; de Relações Étnico-Raciais; e de Inclusão e Direitos Humanos. Os eventos constituíram uma das etapas do processo de implantação da Secretaria e, agora, estão acessíveis para pessoas surdas.

Os dois primeiros seminários – sobre relações étnico-raciais e sobre diversidade e gênero – aconteceram no dia 5 de abril, no Campus Sorocaba. A Coordenadora de Relações Étnico-Raciais da Saade, Rosana Batista Monteiro, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), abordou questões relacionadas aos conceitos de raça e etnia, ao preconceito e à discriminação e, também, à trajetória que levou à implantação das ações afirmativas na UFSCar. Na mesma direção, a professora Viviane Melo de Mendonça, também do DCHE e Coordenadora de Diversidade e Gênero da Saade, falou sobre o desafio de construir políticas na área dentro das universidades. No dia 12 de abril, em São Carlos, a Coordenadora de Inclusão e Direitos Humanos, Rosimeire Maria Orlando, docente do Departamento de Psicologia (DPsi), retomou registros de pessoas com deficiência ao longo da história da Humanidade para situar as conquistas de direitos e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.

Os vídeos completos dos seminários com tradução em Libras, bem como os demais registros de eventos realizados pela Saade e informações sobre próximas atividades estão disponíveis no Blog da Secretaria. Relatos dos eventos e outras notícias sobre a Saade também podem ser acompanhadas no Blog da Reitoria.

Comentários desativados em Saade disponibiliza tradução em Língua Brasileira de Sinais para vídeos de seminários

Filed under Equidade

Comments are closed.