Reunião no campus Araras discutiu aspectos organizacionais do PDI

No último dia 4 de abril, aconteceu mais um evento do processo de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar. No encontro, realizado no campus Araras, o foco foram os aspectos organizacionais do Plano, e os debates foram organizados a partir de três temas: Estrutura Multicampi; Avaliação dos Órgãos Colegiados Superiores e Caracterização dos Órgãos Colegiados de Base; e Diretrizes em Organização e Gestão. Com o objetivo de refletir a diversidade da comunidade universitária, foi solicitado a cada um dos cinco Centros Acadêmicos da Universidade que indicasse para participação no evento um chefe de departamento, um coordenador de curso de graduação e um de programa de pós-graduação e dois servidores técnico-administrativos. O Conselho de Graduação ficou responsável por indicar 16 estudantes de graduação dos cursos presenciais e a distância e o Conselho de Pós-Graduação, por sua vez, ficou responsável pela indicação de oito estudantes de pós-graduação. Foram convidados também integrantes da administração superior dos três campi. No total, foram realizados cerca de 90 convites.O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais Alceu Gomes Alves Filho, foi o responsável pela coordenação dos debates. Pela manhã, o professor Jorge Oishi, Assessor da Reitoria para Análise Estatística, apresentou os resultados preliminares de estudo que teve o objetivo de avaliar os órgãos colegiados superiores e intermediários da UFSCar, com base na percepção de seus membros. Os colegiados intermediários compreendem os conselhos dos cinco Centros Acadêmicos da Universidade; já os colegiados superiores dizem respeito aos órgãos da Administração Superior, como o Conselho Universitário (ConsUni) e o Conselho de Administração (CoAd). Também foram apresentados os primeiros resultados de uma tentativa de caracterização do funcionamento dos órgãos colegiados na base da estrutura acadêmica da UFSCar: os conselhos dos departamentos, das coordenações dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação. Os estudos foram realizados a partir de questionários com perguntas sobre eficiência dos colegiados, periodicidade das reuniões, participação, transparência e democracia, dentre outros aspectos. Os resultados da pesquisa – ainda que preliminares, uma vez que os estudos estão em andamento – serviram como ponto de partida para aprofundar as discussões sobre a qualidade dos debates e dos processos deliberativos na Universidade em várias instâncias.
Foram também apresentadas, pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, algumas considerações sobre a estrutura administrativa multicampi, que precisa ser aperfeiçoada, e sobre o conjunto de propostas relacionadas às diretrizes sobre Organização e Gestão do PDI.

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais apresentou aos presentes considerações sobre a estrutura administrativa multicampi da UFSCar e, também, sobre as Diretrizes para Organização e Gestão do PDI (Foto: Murilo Pereira – CCS)

Grupos de Trabalho
No período da tarde, os participantes dividiram-se em três grupos de trabalho e cada um se debruçou sobre um dos temas eleitos como foco do evento. O grupo responsável pelo aprofundamento do debate sobre a Estrutura Multicampi ressaltou a necessidade de um trabalho constante no sentido de integrar e aproximar todos os campi. A experiência da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), que implantou departamentos de gestão de pessoas nos campi Araras e Sorocaba, foi citada como um modelo de sucesso a ser seguido. “Os campi têm histórias diferentes e características peculiares. Precisamos pensar juntos em como fazer para que as trajetórias diferentes confluam para um mesmo ponto”, observou Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais, Diretor do campus Araras.
O grupo que se debruçou sobre a Avaliação dos Órgãos Colegiados Superiores e Caracterização dos Órgãos Colegiados de Base destacou a importância de informar os membros dos conselhos, tanto antes como depois das reuniões. Foi sugerida a criação de uma comunidade online que beneficie os conselhos, comunicando pautas e atas, e também explicando a importância e as atribuições de cada órgão. Além disso, essa comunidade poderia servir para colocar em contato os membros dos conselhos e privilegiar a troca de informações entre eles, de forma aprimorar a qualidade das reuniões.
Por fim, o grupo que discutiu as Diretrizes em Organização e Gestão apresentou a necessidade de incluir no PDI os funcionários terceirizados da Universidade. Destacou-se também a importância do acolhimento ao servidor recém-chegado à Instituição, que carece de um treinamento específico para as funções a serem desempenhadas no dia-a-dia.
O Reitor da UFSCar, Targino Araújo Filho, participou do evento e ressaltou a importância dos debates. “O encontro entre servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes de todos os campi por si só é muito enriquecedor. Com essa interação nós conseguimos pensar o futuro da Universidade. Além disso, é importante também que a comunidade universitária possa ter a oportunidade de conhecer todos os campi”, afirmou o dirigente.
As sínteses de todas as atividades já realizadas no processo de atualização do PDI estão agora em fase de consolidação e vão compor a proposta de atualização do Plano que será levada ao ConsUni para apreciação a partir de agosto. Está previsto também para agosto evento destinado à abordagem específica de temas relacionados aos aspectos físicos do PDI. Mais informações sobre todo o processo podem ser encontradas no endereço www.pdi.ufscar.br.

Comentários desativados em Reunião no campus Araras discutiu aspectos organizacionais do PDI

Filed under Gestão