Reunião anual do Conselho de Curadores aprova prestação de contas da Universidade relativa ao exercício de 2012

O Conselho de Curadores da UFSCar realizou sua reunião anual na manhã de ontem (19/3), com a presença do Reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho; do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira; do Pró-Reitor de Administração, Néocles Alves Pereira; da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, Luzia Sigoli Fernandes Costa; e de Manoel Fernando Martins, Pró-Reitor de Administração na gestão 2008-2012 da Instituição.
O Reitor apresentou os relatórios de prestação de contas e de atividades referentes ao exercício de 2012 e destacou a permanência da carência de servidores técnico-administrativos na Universidade. Ainda que novas vagas tenham sido concedidas à UFSCar, no âmbito do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), ainda há disparidade na proporção entre servidores técnico-administrativos e docentes, em comparação com outras instituições. O Presidente do Conselho, William Saad Hossne, sugeriu que os membros assinassem um novo ofício para o Ministério da Educação solicitando a liberação de mais vagas para a UFSCar, a exemplo do que foi feito na reunião de 2012.

Carência de servidores técnico-administrativos, estrutura multicampi e ações afirmativas foram temas debatidos pelo Conselho de Curadores com os representantes da Administração Superior (Foto: Letícia Paulucci/CCS)

Os esforços da Administração Superior da Universidade para construir uma estrutura multicampi receberam atenção especial do Conselho. Hossne destacou que a integração entre os campi de universidades deve ser feita também através de atividades acadêmicas, na perspectiva de multidisciplinaridade. “É preciso fazer atividades que integrem os campi, os cursos, que podem colaborar uns com os outros. A pesquisa feita em conjunto envolve as pessoas e cria objetivos em comum. Vocês devem promover o ‘espírito universitário’”, afirmou o Presidente do Conselho. Em relação a esse debate, o Reitor relatou que as pró-reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação já estão trabalhando no sentido de estimular e apoiar projetos multidisciplinares envolvendo os diferentes campi.Os conselheiros destacaram também a grande quantidade de programas e cursos de pós-graduação da Universidade, juntamente com o grande número de programas e projetos de extensão. Outro ponto que mereceu atenção dos presentes foi o Programa de Ações Afirmativas, mencionado como um dos grandes diferenciais da UFSCar. O Presidente do Conselho avaliou que os relatórios apresentados deixaram claro o apreço da Universidade pelo Programa.

Conselho de Curadores
O Conselho de Curadores é um órgão de natureza fiscal, constituído por seis membros efetivos e três suplentes, nomeados pelo Ministério da Educação. Atualmente, compõem o Conselho os professores William Saad Hossne, Cláudio Benedito Gomide de Souza, Oswaldo Luiz Alves, Paulo Marcos Eduardo Reali Fernandes Nunes, José Octávio Armani Paschoal, Nobuko Kawashita, Walter Abrahão Nimir, Nivaldo Nale e Jurandyr Povinelli. Ao Conselho de Curadores compete analisar e emitir parecer sobre a Tomada de Contas elaborada anualmente pela Universidade, encaminhando-a aos órgãos competentes, bem como tomar conhecimento de todas as atividades desenvolvidas na UFSCar.

Comentários desativados em Reunião anual do Conselho de Curadores aprova prestação de contas da Universidade relativa ao exercício de 2012

Filed under Conselhos

Comments are closed.