O Conselho de Curadores da UFSCar realizou a sua reunião anual na manhã da última terça-feira (20/3), com a presença do Reitor Targino de Araújo Filho; do Vice-Reitor Pedro Manoel Galetti Junior; do Pró-Reitor de Administração Manoel Fernando Martins e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais Alceu Gomes Alves Filho.
O Reitor apresentou ao Conselho uma retrospectiva do crescimento da Universidade ao longo dos anos e dos esforços empreendidos para que esse crescimento ocorresse de forma ordenada. O campus Lagoa do Sino, ainda em fase de planejamento, recebeu atenção especial do Conselho, e a iniciativa da UFSCar foi destacada na fala do Presidente do Conselho, William Saad Hossne. “A doação dessa fazenda é com certeza muito importante para a Universidade, e não há dúvidas de que uma universidade em uma região tão carente vai provocar um grande impacto na vida daquela comunidade. A UFSCar dá passos ousados, mas com segurança”, afirmou Hossne.
Outro ponto debatido durante a reunião foi a carência de servidores técnico-administrativos no quadro da Universidade. Os dados apresentados pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais embasaram a fala do Reitor sobre o quadro enxuto de servidores técnico-administrativos da UFSCar, que numericamente ficam em proporção semelhante à de docentes, enquanto em outras instituições essa proporção é de três técnico-administrativos para cada docente. O Conselho se comprometeu a enviar um ofício ao Ministério da Educação pedindo pela liberação de mais vagas para a UFSCar.
Ao final da reunião, os conselheiros analisaram a prestação de contas da Universidade e a aprovaram. Para o Reitor da UFSCar, a presença do Conselho permite que a Universidade seja avaliada de uma perspectiva que a Administração não consegue ter no dia-a-dia. “O Conselho de Curadores traz uma visão externa que nos permite refletir e dimensionar os nossos esforços. É uma oportunidade também de fazermos uma retrospectiva, ver o quanto crescemos nos últimos anos, e os elogios nos mostram que estamos caminhando bem.”
O Conselho de Curadores é formado pelos professores William Saad Hossne, Cláudio Benedito Gomide de Souza, Oswaldo Luiz Alves, Paulo Marcos Eduardo Reali Fernandes Nunes, José Octávio Armani Paschoal, Nobuko Kawashita, Walter Abrahão Nimir, Nivaldo Nale e Jurandyr Povinelli.

Comentários desativados em Reunião anual do Conselho de Curadores aprova prestação de contas da Universidade relativa ao exercício de 2011

Filed under Conselhos