sbpc

Parte da equipe que trabalhou na organização da Reunião Anual se despede dos participantes junto ao painel especialmente elaborado para saudar o público do evento. (Foto: Acervo CCS/UFSCar)

Na cerimônia de encerramento da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na tarde do dia 17 de julho no Teatro Florestan Fernandes, três aspectos permearam todos os pronunciamentos: a superação das expectativas em relação à quantidade de participantes e, também, à qualidade do envolvimento do público nos debates realizados; os elogios a todos os aspectos da organização do evento, que recebeu, de 12 a 18 de julho, cerca de 10 mil pessoas por dia no Campus São Carlos da UFSCar; e o destaque a características marcantes desta edição do evento decorrentes de sua realização em São Carlos e, especificamente, na UFSCar, com destaque ao ineditismo da primeira SBPC Inovação e à consolidação da SBPC Indígena, em sua segunda edição.

Com o tema “Luz, Ciência e Ação”, escolhido em alusão ao Ano Internacional da Luz, a Reunião Anual teve 6.378 participantes inscritos, de todos os Estados do País e vindos de 649 municípios brasileiros, o que representa 12% do total. A Presidente da SBPC, Helena Nader, escolheu como maior destaque desta edição do evento justamente a qualidade da interação do público com os conferencistas e palestrantes nas 186 atividades realizada na programação científica da Reunião. “As salas estiveram sempre cheias e, além da qualidade das apresentações realizadas, caracterizou esta edição também a qualidade e a pertinência das questões colocadas pelos participantes”, registrou.

“Foi um prazer imenso para a UFSCar sediar a Reunião, além de um momento de intensa aprendizagem. As discussões que aconteceram aqui, sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação continuarão repercutindo ainda por muito tempo”, afirmou o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, que se emocionou ao falar dos impactos do evento também para as novas gerações. “Estou certo de que quem mais ganhou foi a cidade de São Carlos. Recebemos, ao longo da semana, cerca de mil crianças por período nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C. Muitas dessas crianças serão cientistas no futuro em função deste seu primeiro contato com a Ciência aqui na UFSCar.”

O Reitor também agradeceu a todos os integrantes da comunidade universitária que trabalharam para o sucesso do evento, que totalizaram cerca de 800 pessoas, entre servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da Universidade e funcionários da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI). O Vice-Reitor da UFSCar e coordenador da Comissão Executiva Local do evento, Adilson de Oliveira, reforçou esses agradecimentos, atribuindo o grande sucesso e os elogios à organização da Reunião Anual à possibilidade de poder “contar com as pessoas que realmente amam a UFSCar”.

Marcas

Também durante o encerramento da Reunião Anual, as coordenadoras da SBPC Inovação, SBPC Jovem e SBPC Indígena apresentaram o balanço dos eventos. Ana Lúcia Vitale Torkomian, Diretora da Agência de Inovação da UFSCar, destacou não apenas a relevância da programação, mas também o seu ineditismo. “Nunca antes aqueles que acreditam na inovação como fundamental ao processo de desenvolvimento social e econômico brasileiro tiveram oportunidade como esta de discutir temas tão importantes e sensíveis com todos os atores envolvidos, das universidades, empresas e do Governo. Tinha de ser na Reunião Anual da SBPC, tinha de ser em São Carlos, tinha de ser na UFSCar”, declarou a coordenadora da SBPC Inovação. Já a coordenadora da SBPC Indígena, Clarice Cohn, destacou o espaço de debate e diálogo entre indígenas e não indígenas criado durante o evento e a possibilidade de abordagem e reconhecimento das especificidades dos povos indígenas, de seus conhecimentos e cultura. Cohn também destacou a elaboração de documento durante o evento, entregue à Assembleia Geral da SBPC, do qual constam, dentre outras reivindicações, a de continuidade da realização da SBPC Indígena – com a qual a Presidente da SBPC já se comprometeu – e a de presença dos pesquisadores e conhecedores indígenas nos espaços de formulação das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação. A coordenadora da SBPC Jovem, Karina Lupetti, destacou o grande número de pessoas que participaram das atividades. “Foram mais de cinco mil pessoas por dia, e não apenas crianças e jovens, mas também adultos encantados com a Ciência e a Tecnologia”, registrou.

A cobertura completa da 67ª Reunião Anual da SBPC, com textos, fotos e vídeos, pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br.

Comentários desativados em Reunião Anual da SBPC na UFSCar supera expectativas de público e qualidade da organização

Filed under Eventos