A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar vem realizando uma série de iniciativas para promover o constante aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários do Restaurante Universitário (RU) do Campus São Carlos, bem como da qualidade das refeições servidas à comunidade universitária. No início deste mês, por exemplo, todos os 71 membros da equipe do Restaurante, incluindo os responsáveis pela produção das refeições e pela limpeza da unidade, realizaram um curso de boas práticas de fabricação de alimentos.

O curso priorizou orientações para o incremento da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e, consequentemente, da qualidade final das refeições. A ação foi elaborada pelas estagiárias Natália Cecília Sartarelli e Vanessa Cristina Zago, sob a supervisão da nutricionista Lívia Lopes, como parte das atividades do curso de graduação em Nutrição, que realizam no Centro Universitário Central Paulista (Unicep). Sartarelli explica que o trabalho educativo com a equipe é realizado durante todo o ano. “O curso de boas práticas, bem como as atividades periódicas que desenvolvemos no Restaurante, buscam valorizar o trabalho em equipe, para que todos aprendam juntos e tenham condições de cuidar da qualidade do próprio trabalho. É um projeto educacional que desenvolvemos no curso de Nutrição, de forma a valorizar o processo de produção de alimentos, o que refletirá na qualidade final da refeição”, afirma a estudante.

Além das atividades de qualificação da equipe, está sendo realizada uma campanha, voltada para os funcionários e usuários do RU, para a redução do desperdício de alimentos nas bandejas em que são servidas as refeições. Dentre outras ações, cartazes foram distribuídos para conscientizar os usuários sobre a quantidade de alimentos desperdiçados: em janeiro deste ano, por exemplo, uma média diária de 140 gramas por pessoa, somando quase duas toneladas desperdiçadas no mês.

Comentários desativados em Restaurante Universitário de São Carlos promove ações para qualificar equipe e reduzir desperdício

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis