A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar vem realizando uma série de iniciativas para promover o constante aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários do Restaurante Universitário (RU) do Campus São Carlos, bem como da qualidade das refeições servidas à comunidade universitária. No início deste mês, por exemplo, todos os 71 membros da equipe do Restaurante, incluindo os responsáveis pela produção das refeições e pela limpeza da unidade, realizaram um curso de boas práticas de fabricação de alimentos.
O curso priorizou orientações para o incremento da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e, consequentemente, da qualidade final das refeições. A ação foi elaborada pelas estagiárias Natália Cecília Sartarelli e Vanessa Cristina Zago, sob a supervisão da nutricionista Lívia Lopes, como parte das atividades do curso de graduação em Nutrição, que realizam no Centro Universitário Central Paulista (Unicep). Sartarelli explica que o trabalho educativo com a equipe é realizado durante todo o ano. “O curso de boas práticas, bem como as atividades periódicas que desenvolvemos no Restaurante, buscam valorizar o trabalho em equipe, para que todos aprendam juntos e tenham condições de cuidar da qualidade do próprio trabalho. É um projeto educacional que desenvolvemos no curso de Nutrição, de forma a valorizar o processo de produção de alimentos, o que refletirá na qualidade final da refeição”, afirma a estudante.
Além das atividades de qualificação da equipe, está sendo realizada uma campanha, voltada para os funcionários e usuários do RU, para a redução do desperdício de alimentos nas bandejas em que são servidas as refeições. Dentre outras ações, cartazes foram distribuídos para conscientizar os usuários sobre a quantidade de alimentos desperdiçados: em janeiro deste ano, por exemplo, uma média diária de 140 gramas por pessoa, somando quase duas toneladas desperdiçadas no mês.