Repositório institucional: Especialista do Ministério da Cultura discutirá direitos autorais e acesso ao conhecimento na UFSCar no próximo dia 27

Na quarta-feira da próxima semana (27/5), a UFSCar recebe Luís Paulo Bogliolo, Coordenador de Regulação em Direitos Autorais do Ministério da Cultura (MinC), para palestra, debates e atividades de trabalho relacionadas à construção do repositório institucional da Universidade. No próprio dia 27, às 19 horas, a primeira atividade será a palestra “A Universidade, os Direitos Autorais e o Acesso ao Conhecimento”, que acontece no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos. O evento é aberto a todos os interessados.

A vinda de Bogliolo – que é advogado, Mestre e doutorando em Direito e integra grupos de pesquisa sobre cultura digital, democracia e Direito internacional na Universidade de Brasília (UnB) – foi organizada pelo Grupo de Trabalho que, desde fevereiro deste ano, vem trabalhando na elaboração de um projeto para o repositório institucional digital da UFSCar. O Grupo, coordenado por Luzia Sigoli Fernandes Costa, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, é formado por representantes da Reitoria, da Biblioteca Comunitária, das secretarias gerais de Informática e de Educação a Distância e dos departamentos de Ciência da Informação e de Computação. Assim, além da palestra, Bogliolo terá, no dia 28, momentos de trabalho interno junto ao Grupo, visando o compartilhamento de conhecimentos sobre a questão dos direitos autorais em repositórios institucionais, particularmente aqueles pautados na diretriz do acesso aberto, como deve vir a ser o da UFSCar.

Repositório

Um repositório institucional (RI) pode ser definido como um conjunto de serviços a serem oferecidos pela Universidade para a gestão e disseminação de materiais criados pela Instituição e sua comunidade, que podem incluir documentos acadêmicos – como artigos, materiais didáticos etc. –, administrativos e, também, materiais relacionados à história e à memória institucional. Até o momento, o Grupo de Trabalho que está estudando a implantação do repositório da UFSCar já avançou no esboço de uma política para o RI e, também, na proposição de modelos para a sua governança e, nos próximos meses, as propostas deverão ser objeto de discussão na comunidade universitária.

Em relação à política, além de reiterar o compromisso com o modelo de acesso aberto, o documento que está sendo elaborado pelo grupo de trabalho prevê, dentre outras definições, que o depósito da produção intelectual no RI possa ser feito pelos próprios autores (autoarquivamento) ou com a mediação de uma instância institucional. Outro ponto tratado é a inclusão de metadados da produção intelectual que possa alguma restrição legal quanto à sua disponibilização integral por um determinado período de tempo. Já em relação à governança, a proposta inclui a criação de um Comitê Gestor e de secretarias executivas responsáveis pelos diferentes tipos de produção a serem incluídos no repositório: Artístico-Cultural; Científica; Técnico-Administrativa; e Tecnológica.

“O grupo trabalhou muito nesses três meses e estamos, neste momento, finalizando as propostas da política e do modelo de governança. Além dessas propostas precisarem ser apresentadas e discutidas com a comunidade universitária, é necessário agora que avancemos também em relação às questões técnicas e de financiamento, já que elas influenciarão no ritmo de desenvolvimento do repositório e, também, na definição das etapas desse desenvolvimento. Além disso, é preciso que façamos a reflexão sobre questões emergentes e, em alguns casos, até mesmo polêmicas, como é o caso dos direitos autorais, e por isso iniciamos essa prática de convidar pessoas para debaterem conosco”, conta Luzia Sigoli. Os interessados em obter mais informações sobre o RI podem entrar em contato com o grupo de trabalho por meio da SPDI, no e-mail spdi@ufscar.

Comentários desativados em Repositório institucional: Especialista do Ministério da Cultura discutirá direitos autorais e acesso ao conhecimento na UFSCar no próximo dia 27

Filed under Acesso à informação

Comments are closed.