O Vice-Reitor e Reitor em exercício da UFSCar, Adilson de Oliveira, recebeu na tarde de ontem (27/5) representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para diálogo sobre a assistência aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante a greve dos servidores técnico-administrativos, atendendo a solicitação apresentada à Reitoria no dia 16 de maio. Também participaram da reunião o Pró-Reitor e a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Geraldo Costa Dias Júnior e Maria Aparecida Mello, e a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Maria Sílvia de Assis Moura.

Primeiramente, os representantes do DCE reivindicaram o atendimento a 19 estudantes que estariam tendo dificuldades em relação à alimentação durante a greve dos servidores técnico-administrativos, devido ao não funcionamento do Restaurante Universitário do Campus São Carlos e ao fato de não receberem gêneros alimentícios por não serem bolsistas. O Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis propôs o atendimento não apenas desses 19 estudantes, mas de todos os 133 estudantes que solicitaram bolsas à ProACE mas não foram contemplados por não atenderem aos critérios socioeconômicos adotados na Universidade atualmente. Além disso, também ficou acordado que quaisquer outros estudantes que estiverem com dificuldades para se alimentar devido ao não funcionamento do RU durante a greve podem procurar o Departamento de Serviço Social (DeSS) da ProACE e, caso seja comprovada a vulnerabilidade, esses estudantes também passarão a ser contemplados na distribuição de gêneros alimentícios.

Além dessa reivindicação, o DCE também solicitou a entrega de refeições já preparadas (marmitas) no lugar dos gêneros alimentícios e a inclusão de todos os demais estudantes da Universidade na oferta de distribuição de gêneros alimentícios durante a greve, com o recolhimento de R$ 1,80 – valor da refeição no RU para a categoria dos alunos. Em relação a essas solicitações, foi informado aos estudantes sobre a impossibilidade de atendimento, considerando questões técnicas, financeiras e, também, de responsabilidade legal da Instituição perante a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que estabelece o perfil dos estudantes a serem atendidos pelo programa.

Para dar continuidade ao diálogo sobre a política de assistência estudantil da UFSCar, foi proposta aos estudantes a realização de reuniões bimestrais entre a ProACE e o DCE. Além disso, o Vice-Reitor reiterou a permanente disponibilidade da Administração Superior da UFSCar ao diálogo com os estudantes da Instituição.

Comentários desativados em Reitoria e ProACE, em reunião com representantes do DCE, acordam providências para atendimento a estudantes durante a greve dos servidores técnico-administrativos

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Permanência