Reitora da UFSCar participa de debate sobre agenda de Ciência para São Carlos

A Reitora Wanda Hoffmann foi a primeira a se pronunciar. Fotos: Stela Martins (AECR/UFSCar)

Um encontro organizado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, José Galizia Tundisi e pelo Vereador de São Carlos Azuaite Martins de França, contou com a presença da Reitora da UFSCar Wanda Hoffmann, lideranças científicas locais, professores e pesquisadores de diferentes áreas, nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, no Centro do Professorado Paulista, em São Carlos.

A proposta foi discutir uma agenda de Ciência para São Carlos, a Capital da Tecnologia que, segundo os organizadores da reunião, necessita de um projeto de longo prazo que una o setor. No início do encontro, Tundisi informou sobre a proposta de reestruturação do Conselho Municipal de Tecnologia e a criação do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia. Também foram discutidas formas de apoio ao empreendedorismo em áreas estratégicas para o desenvolvimento local e regional.

A Reitora Wanda Hoffmann apresentou o que já vem sendo feito pela UFSCar junto às comunidades locais, deu sugestões para uma possível agenda e destacou a importância da divulgação do trabalho que já é realizado. “Nós precisamos intensificar o processo de divulgação das ações, das pesquisas, do trabalho que já é feito pelas universidades e institutos de pesquisa. A UFSCar, por exemplo, tem mais de 1.500 projetos extensionistas, 2/3 deles aqui em São Carlos. Projetos que envolvem e transformam a sociedade. Agora, está sendo publicado um edital de Residência na área de Educação que deve impactar positivamente a rede de ensino”, disse Hoffmann.

O encontro resultou no consenso de que é possível adotar medidas práticas para que São Carlos aproveite de forma permanente a capacidade científica e tecnológica instalada no Município.

A reunião também teve a presença de outros membros da equipe gestora da UFSCar, como o Pró-Reitor de Graduação, Ademir Donizeti Caldeira, e o Pró-Reitor de Pesquisa João Batista Fernandes, além de representantes da Escola de Engenharia de São Carlos; Instituto de Arquitetura e Urbanismo; Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação; Instituto de Física; e Instituto de Química, todos da Universidade de São Paulo (USP); do Centro Universitário Central Paulista (Unicep); da Embrapa Pecuária Sudeste; da Escola Técnica Estadual Paulino Botelho; do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); do Instituto Inova São Carlos; do Onovolab; da Fundação Parque de Alta Tecnologia (Parqtec); da ACCERT e da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 

Leave a Comment

Filed under Divulgação científica, Políticas de Educação e CTI

Comments are closed.