
Reitor da UFSCar apresenta relatório da atual gestão da Universidade à comunidade do Campus Sorocaba (Foto: João Eduardo Justi – CCS/UFSCar)
Na última quinta-feira (5/11), o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, esteve no Campus Sorocaba, acompanhado dos pró-reitores da Universidade, para participar das comemorações do Dia do Servidor Público e apresentar um relatório parcial das ações da atual gestão da Universidade.
O Dia do Servidor Público – comemorado em 28 de outubro – foi celebrado com um café da manhã para toda a comunidade do Campus, organizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP-Sor) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe). O Pró-Reitor, Mauro Rocha Côrtes, destacou em sua fala a importância das comemorações, bem como os desafios enfrentados pelos servidores públicos. “É importante que usemos esta data, todos os anos, para nos orgulharmos de nossa posição de servidores públicos desta Universidade, em nossos esforços diários de contribuição para o desenvolvimento do País. Além disso, também é importante que possamos refletir sobre essa posição, e ter resiliência para enfrentar o momento de crise pelo qual passamos, para seguirmos em frente juntos”, afirmou Côrtes.
No período da tarde, Araújo Filho realizou a apresentação de um relatório parcial das principais ações da atual gestão da Universidade – abrangendo o período que vai da posse da equipe, no final de 2012, até o momento atual – para estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. O Reitor propôs, também, reflexões sobre o papel da UFSCar, e especialmente do Campus Sorocaba, no contexto da expansão das universidades federais do País. Em sua fala, destacou o Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que permitiu com que a Universidade dobrasse de tamanho desde 2008, bem como os desafios trazidos por sua implantação. Nesse sentido, a inauguração recente dos novos prédios no Campus foi enfatizada, bem como a contratação de novos servidores, ainda que em quantidade inferior à que se esperava. “Nós, que vivemos os anos 1990 deste país, chegamos a acreditar que o Estado não tinha condições de financiar um Ensino Superior para todos. O processo de expansão das universidades federais nos mostrou que não só é possível, mas que podemos fazê-lo interiorizando a oferta de vagas e promovendo a democratização do acesso. Vivemos agora o desafio de aumentar a participação do setor público na oferta de vagas de Ensino Superior, além de garantir conquistas que nos foram tão caras, como financiamentos de assistência estudantil e da extensão, para seguirmos avançando. Não podemos esquecer que a adesão ao Reuni foi uma decisão do Conselho Universitário desta Universidade, e que sofreu resistência. Com esse processo consolidado, podemos ter clareza do acerto da decisão, e o desenvolvimento do Campus Sorocaba é um grande exemplo disso”, afirmou Araújo Filho. A apresentação foi repetida no início da noite a pedido dos estudantes do período noturno, que solicitaram a realização em horário alternativo.
Os participantes puderam fazer perguntas à equipe administrativa da Universidade, bem como propor sugestões e demandas. O relatório, que havia sido apresentado anteriormente no Conselho Universitário (ConsUni), será apresentado aos demais campi e Centros Acadêmicos da Universidade ainda neste ano.