Reitor participa de eventos sobre internacionalização da Educação Superior

Na semana passada – nos dias 26 e 27 de setembro –, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participou em Brasília de oficina sobre a internacionalização da Educação Superior promovida pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação. O Reitor compôs a mesa de abertura do evento, como Presidente da Comissão de Relações Internacionais (Cria) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Secretária Geral de Relações Internacionais da UFSCar, Camila Höfling, também participou da Oficina, cujo objetivo principal foi a promoção de reflexão coletiva visando traçar estratégias para uma política governamental de internacionalização. Os eixos estratégicos propostos para as discussões durante o evento foram: Capacitação em cursos específicos; Mobilidade como intercâmbio de mão dupla; Línguas; Estrutura das assessorias internacionais das universidades; e Aproveitamento de estudos e recepção de estudantes estrangeiros.

Já nesta semana, de 1º a 4 de outubro, Targino de Araújo Filho participou do V Seminário Internacional e VI Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), realizados em Natal, no Rio Grande do Norte. O tema do evento foi “Internacionalização e Qualidade da Educação Superior”. O evento contou com representantes de universidades, organizações, associações e governos de 24 países da Europa (6 países), América Latina (5), África (4), Caribe (3), Ásia (3) e América do Norte (3). Dentre os temas abordados estiveram a preparação de estudantes para a mobilidade internacional; o incremento da cooperação universitária na América Latina e Caribe; a aproximação Sul-Sul e o papel das universidades na integração e fortalecimento regional; os rankings mundiais e as concepções de qualidade na Educação Superior; e a internacionalização como indutora de qualidade na pós-graduação e na pesquisa, dentre outros.

Comentários desativados em Reitor participa de eventos sobre internacionalização da Educação Superior

Filed under Internacionalização