Desde o início desta semana, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participa de uma série de eventos internacionais relacionados ao incremento do processo de internacionalização da Educação Superior e da Ciência e Tecnologia brasileiras. De 4 a 6 de março, o Reitor esteve na Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina, em evento voltado à construção de propostas para a consolidação e expansão da mobilidade acadêmica na região do Mercosul. Amanhã (7/3), estará em Portugal, integrando comitiva do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. E, na próxima semana, dos dias 14 a 16 de março, participará de reuniões da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) que acontecem no Uruguai.
O seminário que aconteceu em Mendoza, na Argentina, integra o projeto Alfa Puentes Região Mercosul de cooperação com a União Europeia que, no âmbito do Mercosul, é liderado pela AUGM, organização da qual o Reitor da UFSCar é Presidente. Em seu primeiro ano, a iniciativa promoveu estudos sobre a mobilidade estudantil no Mercosul e, durante o segundo ano, que está se encerrando agora, o foco foi a mobilidade docente. Agora, a partir da realização do encontro, deverá ser elaborado documento com a análise dos dados coletados e propostas para políticas públicas de fomento à cooperação acadêmica na região. Participam do Alfa Puentes seis associações de universidades europeias e 17 da América Latina.
Em Portugal, o Reitor, juntamente com o Ministro da Educação e outros dirigentes brasileiros, participará de reuniões com o Ministro da Educação e Ciência de Portugal e, também, com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, voltadas ao fortalecimento de acordos de cooperação entre o Brasil e Portugal. Já no período de 14 a 16 de março, em Montevidéu, Targino de Araújo Filho participará do Encontro de Redes Universitárias sobre Novo Pensamento Latinoamericano em Desenvolvimento, organizado em parceria entre a AUGM e a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe). No evento, o Reitor da UFSCar integrará a mesa-redonda “Universidade para o desenvolvimento e a democratização do conhecimento”. No Uruguai, o Reitor também terá agenda de trabalho como Presidente da AUGM que terá, dentre outras atividades, reunião das comissões responsáveis pelo convênio entre a AUGM e a Cepal e pela análise da política de expansão da AUGM e incorporação de novas universidades à Associação.

Comentários desativados em Reitor participa de eventos internacionais voltados à consolidação da mobilidade acadêmica no Mercosul e, também, entre o Brasil e Portugal

Filed under Internacionalização