Desde a semana passada, o Reitor Targino de Araújo Filho está realizando reuniões com os servidores técnico-administrativos lotados nas unidades administrativas da UFSCar, nos mesmos moldes dos encontros realizados em 2011 nos departamentos acadêmicos da Universidade. O objetivo das reuniões é a promoção do diálogo entre a Administração Superior e a comunidade universitária, com apresentação dos projetos desenvolvidos e desafios enfrentados e, também, com o registro das demandas dos diferentes setores.
O primeiro encontro, que aconteceu no dia 1º de fevereiro, reuniu os servidores das pró-reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), de Extensão (ProEx) e de Graduação (ProGrad). O Reitor deu início à conversa destacando as mudanças pela qual a UFSCar passou nos últimos anos, quando ampliou significativamente o número de vagas oferecidas nos cursos de graduação e pós-graduação, bem como o número de servidores. Para acompanhar essa expansão, a Universidade também cresceu fisicamente, e continua crescendo. O Reitor falou sobre as obras concluídas e em andamento e, também, sobre diversos projetos relacionados à manutenção e ao aprimoramento dos campi.
A criação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) também mereceu destaque. Os projetos de capacitação e qualificação desenvolvidos pela Pró-Reitoria, como os cursos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a especialização em Gestão Pública, ganharam atenção especial na fala do Reitor, que expressou seu orgulho dos servidores que puderam ser alfabetizados ou concluir a Educação Básica. “A formatura dos servidores que concluíram o EJA foi uma das experiências mais emocionantes que este anfiteatro já abrigou”, afirmou Araújo Filho no Anfiteatro da Reitoria.
No mesmo dia, o Reitor e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes, reuniram-se com os servidores da Biblioteca Comunitária. Entre as demandas apresentadas nas duas reuniões está a contratação de mais servidores para integrar o quadro de funcionários da Universidade e a ampliação de vagas na Unidade de Atendimento à Criança (UAC). Os servidores da Biblioteca também pediram mais recursos para compra de livros e para melhorias no mobiliário do edifício, de forma a atender melhor os alunos da Universidade e a comunidade de São Carlos.

Reitor conversa com servidores em visita à Biblioteca Comunitária (Foto: Ariel Gricio - CCS)
No dia 3 de fevereiro, foi realizado novo encontro, desta vez com os servidores da própria Reitoria. O Reitor mais uma vez se colocou à disposição para ouvir demandas, críticas e sugestões. Em sua fala, teve destaque a recente criação da Ouvidoria da UFSCar. Ainda em fase de implantação, a Ouvidoria será um canal específico de comunicação entre a Universidade, seus servidores, estudantes e a comunidade. Araújo Filho destacou também a importância de sua participação na Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na Associação, o Reitor tem a possibilidade de analisar e discutir as demandas da UFSCar junto a outros reitores e a órgãos do Governo Federal, inclusive no que diz respeito ao déficit de servidores técnico-administrativos do qual a Universidade sofre.
Entre as demandas dos servidores apresentadas na reunião do dia 3, está a ampliação do espaço físico da Reitoria. O Reitor afirmou que um projeto de redimensionamento já está sendo estudado. Outro pedido dos servidores foi por sistemas de informação unificados e mais modernos. A mesma demanda também foi apresentada pelos servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, que fizeram reunião com o Reitor na manhã desta terça-feira. Sobre o tema, foi esclarecido que algumas possibilidades estão sendo avaliadas, com base em sistemas de outras instituições e, também, em alternativas de solução a serem desenvolvidas na própria UFSCar.
Daqui a pouco, às 16h30, o Reitor irá se reunir com os servidores da Secretaria Geral de Informática. Novas reuniões serão agendadas ao longo das próximas semanas, para atender às demais unidades.