O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, integrou a comitiva da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em visita a Portugal que aconteceu no dia 10 de junho. Na ocasião, Dilma Rousseff e o Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, assinaram acordo de cooperação que visa conferir mais agilidade aos processos de reconhecimento e revalidação de diplomas nas áreas de Engenharia e Arquitetura.
O acordo é resultado de trabalhos desenvolvidos pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) desde agosto de 2012. Em março deste ano, o Reitor da UFSCar, que preside a Comissão de Relações Internacionais da Andifes, já havia acompanhado o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em viagem a Portugal voltada ao incremento da cooperação entre os dois países nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia.
Em uma primeira etapa, participam do acordo 14 universidades brasileiras – incluindo a UFSCar – e 15 portuguesas. Segundo o Reitor, a expectativa é que, a partir da experiência adquirida, os procedimentos possam ser estendidos a outras instituições e, inclusive, outras áreas. “O acordo é fundado em referências de qualidade, na autonomia das universidades e na reciprocidade entre as instituições. Ele faz parte de uma discussão mais ampla com o Ministério da Educação sobre a agilização dos processos de análise de equivalências, que se contrapõe ao projeto de revalidação automática em debate no Senado. Nós queremos tornar esses processos mais rápidos, mas não eliminá-los”, explica Araújo Filho.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar testemunha assinatura de acordo entre Brasil e Portugal para revalidação de diplomas de Engenharia e Arquitetura

Filed under Internacionalização