Reitor da UFSCar representa o Brasil em Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Setor Educativo do Mercosul

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, representou o Brasil em reunião do Grupo de Trabalho responsável pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Setor Educativo do Mercosul (NEIES), realizada em Córdoba, na Argentina, de 21 a 23 de agosto. Targino de Araújo Filho, que também preside a Comissão de Relações Internacionais da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), foi convidado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação para representar o Brasil no encontro.
A pauta da reunião foi o estabelecimento do Plano de Trabalho 2012-2013 do Núcleo. Dentre outros pontos, foi estruturada uma convocatória para a configuração de redes de pesquisa no âmbito do Mercosul, voltadas à produção de conhecimento sobre temas-chave para a Educação Superior na Região. Os temas elencados são:

  • internacionalização da Educação Superior, mobilidade acadêmica e redes de integração regional;
  • avaliação da qualidade acadêmica;
  • diversificação e diferenciação da Educação Superior – novos modelos institucionais;
  • relação universidade-empresa;
  • extensão universitária – políticas e práticas;
  • educação a distância – propostas e tendências;
  • reconhecimento de títulos e trâmites acadêmicos – iniciativas, dificuldades e tendências;
  • democratização da Educação Superior – políticas, atores e instituições.

A convocatória deverá ser lançada ainda neste mês de setembro e as propostas deverão ser enviadas até fevereiro de 2013. Os projetos serão desenvolvidos ao longo de dois anos, com financiamento destinado à mobilidade dos pesquisadores e à publicação dos resultados do trabalho.
Outra definição da reunião foi a realização de seminário temático sobre democratização da Educação Superior nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2013, em Córdoba. Os eixos a serem tratados são: “Sentidos da Universidade na construção de novas cidadanias”, “Transformações institucionais para a inclusão na Educação Superior” e “Políticas de inclusão: práticas e atores”. Também foram definidas as diretrizes para a publicação do segundo número da Revista Digital do NEIES, que terá chamada de artigos a partir deste mês, para publicação em junho do próximo ano. Além das seções de artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiências, haverá um dossiê temáticos sobre “Integração, redes e produção de conhecimento”. Finalmente, foram discutidos pontos relativos à atualização e aprimoramento do registro regional de iniciativas acadêmicas voltadas à análise de problemas regionais que demandam estudos conjuntos e/ou relacionadas à problemática da Educação Superior no Mercosul.
Mais informações sobre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Setor Educativo do Mercosul podem ser obtidas em http://nemercosur.siu.edu.ar.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar representa o Brasil em Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Setor Educativo do Mercosul

Filed under Internacionalização

Comments are closed.