cuba

Reunião entre dirigentes cubanos e brasileiros foi coordenada pelo Reitor da UFSCar (Foto: Divulgação – Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras)

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, foi um dos conferencistas do 10º Congresso Internacional de Educação Superior, realizado de 15 a 19 de fevereiro em Cuba com o tema “Universidade inovadora por um desenvolvimento humano sustentável”. Durante o evento, o dirigente da UFSCar participou de sessão de debates com o tema “Internacionalização, cooperação e projetos internacionais”, em que sua apresentação buscou promover a reflexão sobre qual internacionalização e qual universidade são necessárias e desejadas neste início do Século XXI. “Além do Congresso como um todo, destaco particularmente a relevância do Fórum de Reitores, no qual fizemos nossa apresentação, por ser um momento do evento que reúne dirigentes do mundo todo para a reflexão e troca de experiências sobre temas considerados fundamentais ao desenvolvimento da Educação Superior e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os temas escolhidos para esta edição ilustram essas preocupações e prioridades”, avalia o Reitor, referindo-se às mesas de trabalho intituladas “Universidade, inovação e desenvolvimento” e “Responsabilidade social universitária”, que, junto com a sessão sobre internacionalização, compuseram a programação do Fórum. “Outro destaque do evento foi a conferência de Frei Beto, sobre a formação humanista de profissionais, cujo texto pode ser conferido no site do Congresso”, registra Araújo Filho.

Durante a sua estada em Cuba, o Reitor da UFSCar, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), coordenou encontro entre reitores brasileiros e cubanos cujo objetivo foi o acompanhamento das ações desencadeadas por reunião semelhante realizada em agosto de 2014 em São Paulo. O encontro teve a participação também do Ministro de Educação de Cuba, Rodolfo Alarcón Ortiz. Dentre os dados apresentados pelo Reitor – que preside a Comissão de Relações Internacionais da Andifes – destaca-se, considerando o caso específico da UFSCar, o número de publicações de pesquisadores da Universidade em conjunto com seus pares de universidades cubanas, que, no período de 1997 a 2015, supera os cem artigos apenas nas três áreas em que a cooperação foi mais intensa – Física, Química e Engenharia de Materiais. “Dentre os passos futuros acordados na reunião está a realização de levantamento, pelo ministério cubano, das principais áreas de interesse dos pesquisadores de seu país, para que possamos ampliar ainda mais as possibilidades de cooperação, especialmente no que diz respeito à área da pós-graduação”, informa o dirigente.

Por fim, outro momento importante da viagem foi a participação do Reitor da UFSCar na reunião do Comitê Executivo do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces), cujo objetivo foi o compartilhamento de informações sobre as ações dos quatro grupos de trabalho do Enlaces – nas áreas de mobilidade acadêmica; avaliação e acreditação da qualidade; Ciência, Tecnologia e Inovação; e responsabilidade social da universidade – e o delineamento de prioridades estratégicas para o desenvolvimento do Enlaces no período 2016-2017. Dentre os destaques estão a continuidade do programa piloto para reconhecimento de títulos entre os países participantes – que envolve nove universidades, dentre elas duas brasileiras – e a realização, prevista para setembro deste ano, do 1º Fórum Aberto de Ciências para a América Latina e o Caribe. Uma nova reunião do Enlaces está prevista para acontecer em agosto, no Brasil.

Todas as informações sobre o 10º Congresso Internacional de Educação Superior podem ser conferidas no site do evento, em www.congresouniversidad.cu.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar participa do 10º Congresso Internacional de Educação Superior em Cuba

Filed under Internacionalização, Políticas de Educação e CTI