Reitor da UFSCar participa de reunião do BRICs sobre Educação Superior

Reitor da UFSCar durante sua apresentação sobre a Educação Superior no Brasil na reunião da Cúpula Global das Universidades do BRICS (Arquivo pessoal)

No final do mês de outubro, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participou da reunião da Cúpula Global de Universidades do BRICs, realizada em Moscou, na Rússia. O Reitor foi convidado para apresentar uma fala durante a sessão que discutiu a educação mundial, ao lado de reitores de universidades dos demais países que compõem o bloco – Índia, China, Rússia e África do Sul – e de um relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à Educação. Araújo Filho participou também de outras mesas com autoridades internacionais para discutir a agenda internacional da Educação, com ênfase nos desafios do acesso à Educação Superior nos países do bloco.

Em sua apresentação, intitulada “Sistema de Ensino Superior brasileiro: evolução, dilemas e relação com o sistema nacional de inovação”, Araújo Filho partiu do desenvolvimento tardio das universidades no Brasil para explicar o cenário atual da Educação Superior e elencar os desafios que ainda precisam ser enfrentados para o crescimento e a promoção do desenvolvimento do País. Entre os pontos abordados na apresentação esteve o crescimento recente das universidades federais, acompanhado da avaliação de que, nesse cenário de intensiva expansão, novos desafios são postos, bem como de que as perspectivas para as próximas décadas são de avanços cada vez mais rápidos, desde que sejam garantidas as condições para que as universidades possam continuar crescendo e promovendo, concomitantemente, democratização do acesso e produção de conhecimento de qualidade.

Para o Reitor, que participa também do Comitê Coordenador Nacional da Universidade em Rede do BRICS – iniciativa que visa promover a cooperação em Educação Superior, Ciência e Tecnologia entre os países do bloco –, a presença da UFSCar em fóruns internacionais de discussão sobre o Ensino Superior reafirma a posição de liderança da Universidade na construção das políticas sobre o tema. “A UFSCar é frequentemente convidada a contribuir não só nacionalmente como internacionalmente nos principais espaços de discussão sobre políticas de Educação. Essa interação com os países do BRICs é muito importante, pois nos dá a oportunidade de construir redes de contatos que fortaleçam as discussões, o compartilhamento de experiências, e de nos mobilizarmos juntos pelas questões caras a todos”, afirma.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar participa de reunião do BRICs sobre Educação Superior

Filed under Internacionalização, Políticas de Educação e CTI