Reitor da UFSCar participa de encontro com mais de mil reitores de todo o mundo

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participou nesta semana (nos dias 28 e 29 de julho) do III Encontro Internacional de Reitores Universia, que aconteceu no Rio de Janeiro com a presença de mais de mil reitores de todo o mundo. Durante o encontro, Araújo Filho falou sobre a internacionalização das universidades brasileiras, com foco nos desafios identificados a partir da implantação do programa Ciência sem Fronteiras. Dentre eles, o Reitor destacou a formação dos estudantes em outros idiomas e, especialmente, em Língua Inglesa; o aprimoramento da infraestrutura e de outros processos para recepção de visitantes estrangeiros nas universidades brasileiras; e o melhor aproveitamento das atividades realizadas por estudantes brasileiros durante sua estadia em outros países.

Um dos principais resultados do encontro foi o compromisso com a consolidação de um Espaço Ibero-Americano do Conhecimento, envolvendo um sistema de reconhecimento de estudos e títulos; um sistema de informações da Educação Superior na Ibero-América, que permita a compilação e análise de dados e a ampliação da transparência e visibilidade das instituições; e a estruturação de programas acadêmicos transnacionais, dentre outras ações. Outros temas e metas abordados foram o uso compartilhado de grandes instalações e equipamentos; o fortalecimento do compromisso social das instituições de Educação Superior e de seu papel na promoção do desenvolvimento sustentável local e regional; e a cooperação no desenvolvimento e uso cooperativo das novas tecnologias de informação e comunicação.

Mais notícias sobre o encontro podem ser obtidas no site do evento, onde também está disponível a Carta Rio 2014, documento que apresenta as metas a serem perseguidas até o próximo encontro, que acontecerá em Salamanca, na Espanha, em 2018.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar participa de encontro com mais de mil reitores de todo o mundo

Filed under Gestão, Internacionalização

Comments are closed.