ministro

Reunião do Ministro Renato Janine Ribeiro com a Diretoria da Andifes. (Crédito: Assessoria de Comunicação da Andifes)

Na última segunda-feira (6/4), o Reitor da UFSCar e Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Targino de Araújo Filho, participou das cerimônias de posse e transmissão do cargo ao novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. No dia seguinte, Ribeiro compareceu a seminário anteriormente agendado para debate entre o Ministério e os reitores sobre o orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o Plano Nacional de Educação e a Agenda de Desenvolvimento das Universidades Federais. No mesmo dia, o novo Ministro também recebeu a Diretoria da Andifes em seu gabinete para uma primeira reunião.

“A ida do Ministro ao seminário não estava programada, e entendemos a sua presença como um sinal muito positivo, uma demonstração de atenção especial às universidades federais. Nossas expectativas são bastante positivas, já que Ribeiro demonstrou grande interesse em promover a reflexão sobre o futuro das universidades, inclusive propondo que, juntos, preparemos um seminário sobre o tema”, avalia o Reitor da UFSCar. “É claro que em todos os eventos o ajuste fiscal foi mencionado, embora a Presidenta Dilma Rousseff tenha afirmado que os projetos estruturantes do MEC não serão interrompidos. Nós voltamos a expressar nossa compreensão do protagonismo da Educação no desenvolvimento do País e a defesa de que as universidades sejam preservadas dos cortes orçamentários, e o Ministro nos informou que estão dialogando com o Ministério do Planejamento em relação ao orçamento do MEC”, relata Araújo Filho.

Na reunião com o Ministro, o Presidente da Andifes cumprimentou Ribeiro pela nomeação de Jesualdo Pereira – Reitor da Universidade Federal do Ceará e Presidente da Associação na gestão que antecedeu a do Reitor da UFSCar – para a Secretaria de Educação Superior (SESu). “Dissemos ao Ministro que vemos nessa nomeação uma excelente oportunidade de revalorização da SESu como formuladora de políticas públicas e de resgate de seu papel de articuladora das demais secretarias do Ministério, inclusive para que, como destacado por Ribeiro em seu discurso de posse, as universidades federais possam exercer mais intensamente seu papel junto à Educação Básica”, conta Araújo Filho. Na ocasião, a Diretoria da Andifes entregou a Janine Ribeiro ofício em que, além do destaque ao papel das IFES no desenvolvimento do País e da apresentação detalhada do processo de expansão vivenciado por essas instituições nos últimos anos, os dirigentes fazem um diagnóstico de questões estruturantes a serem enfrentadas para que esse crescimento se consolide e as universidades possam ter garantidas as condições para exercerem o seu papel. O ofício também destaca algumas pendências operacionais, relacionadas, por exemplo, aos recursos destinados à assistência estudantil, ao financiamento e institucionalização da educação a distância, ao quadro de pessoal das IFES e ao apoio à pós-graduação, dentre outros temas. Ficou combinado que o Ministro participará da reunião do Conselho Pleno da Andifes em maio.

Mais detalhes das reuniões podem ser conferidos em matéria publicada no site da Andifes.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar participa da posse e de reunião com o novo Ministro da Educação

Filed under Políticas de Educação e CTI