Reitor da UFSCar participa da 1ª Conferência da Universidade em Rede do BRICS

brics_veO Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participou da 1ª Conferência da Universidade em Rede do BRICS, realizada de 6 a 9 de abril na Universidade Federal dos Urais, em Ekaterinburgo, na Rússia. Este foi o primeiro encontro entre as universidades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul selecionadas para a primeira fase de estabelecimento da Universidade em Rede, durante a conferência que contou com a participação também de representantes dos ministérios da Educação dos países participantes. Araújo Filho integra o Comitê Coordenador Nacional representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e, assim, participa também do Comitê de Governança Global (IGB – International Governing Board, do Inglês) da iniciativa.

A Conferência foi iniciada pela apresentação das universidades selecionadas em cada uma das seis áreas temáticas prioritárias da Universidade em Rede: Energia; Ciência da Computação e Segurança da Informação; Estudos sobre o BRICS; Ecologia e Mudanças Climáticas; Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição; e Economia. No Brasil, a seleção foi concretizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e resultou na habilitação de 12 programas de pós-graduação de nove universidades brasileiras. Para cada uma dessas áreas foi estabelecido um Grupo Temático Internacional (ITG – International Thematic Group).

“Esta foi, de fato, a primeira oportunidade de contato multilateral entre o grupo de participantes dos cinco países. Consolidou-se a diretriz de que a Universidade em Rede deverá ir além da simples mobilidade, com o estabelecimento de programas de pós-graduação internacionais em cada uma das áreas temáticas. Agora, com esse princípio consolidado, os ITGs continuarão trabalhando ao longo dos próximos meses no detalhamento da organização e dos projetos pedagógicos desses programas”, relata o dirigente da UFSCar. A expectativa é que os resultados desse trabalho sejam apresentados em encontro de ministros da Educação do BRICS agendado para acontecer em outubro na Índia. As atividades dos programas deverão ser iniciadas em 2017.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar participa da 1ª Conferência da Universidade em Rede do BRICS

Filed under Internacionalização