O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, é um dos 12 integrantes do Comitê Executivo Provisório do Enlaces, o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. O Comitê foi criado na primeira reunião anual do Enlaces, realizada em março na República Dominicana, quando também foi concretizado o Plano de Desenvolvimento Estratégico do Enlaces. Além do dirigente da UFSCar, compõem o Comitê outros reitores indicados por conselhos de reitores, associações ou redes dos países participantes, além de representantes da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e da Rede de Universidades da América Latina e Caribe (Udual), responsáveis pela coordenação dos trabalhos.

O Enlaces começou a ser configurado em 2008, quando a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e Caribe (CRES) declarou a integração como tarefa que não poderia ser postergada e o estabelecimento do Enlaces como prioridade. A Conferência – que contou com a participação da então Reitora da UFSCar, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil – destacou o papel do sistema universitário na consolidação da integração entre os países latino-americanos e caribenhos. Em fevereiro de 2012, a partir de encontro realizado em Cuba – ao qual o atual Reitor da UFSCar compareceu como representante da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e, também, Presidente da AUGM –, o processo de constituição do Enlaces foi acelerado e, desde então, foram sendo definidos os princípios, objetivos estratégicos e o modelo de organização para o Espaço.

Agora, com a criação do Comitê Executivo e a definição de um planejamento estratégico, o Enlaces avança em sua institucionalização. No Plano, constam como objetivos renovar os sistemas educativos da região pela integração de sua diversidade institucional e cultural; criar um sistema regional de informação em Educação Superior, como base para a mobilidade acadêmica; estabelecer critérios comuns para avaliação de programas de pesquisa; desenvolver um sistema de créditos acadêmicos comuns; promover a mobilidade com fundos específicos de apoio; fomentar projetos conjuntos de pesquisa; estabelecer instrumentos comuns de comunicação; fomentar programas de educação a distância; e fortalecer o ensino e aprendizagem de idiomas, visando favorecer os intercâmbios em toda a região.

Algumas das definições já estabelecidas são que o Enlaces deverá começar a ser concretizado com um grupo inicial de universidades que, além de terem aderido aos princípios da CRES 2008, sejam caracterizadas pelo desenvolvimento de atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, de reconhecida qualidade. Esse grupo inicial deverá estabelecer programas de graduação, mestrado e doutorado com o objetivo de dar os primeiros passos na criação de um sistema de créditos comuns que possibilite a transferência e acumulação de disciplinas cursadas nessas instituições, dentre outras iniciativas que favoreçam a consolidação do Enlaces e posterior expansão do número de instituições participantes.

Comentários desativados em Reitor da UFSCar integra coordenação de iniciativa de aproximação entre países da América Latina e Caribe

Filed under Internacionalização