Rádio UFSCar estreia nova programação em maio

radio

Conselho Editorial da Rádio UFSCar reunido para apreciação das propostas encaminhadas à Chamada Pública (Foto: Divulgação)

Neste mês de maio, a Rádio UFSCar estreia uma nova programação, elaborada a partir da primeira chamada pública de propostas de programas a serem co-produzidos e/ou veiculados pela emissora, realizada no início deste ano, e da avaliação da programação anterior concretizada no Conselho Editorial da Rádio, instalado no mês de março sob a presidência de Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade e Coordenador do Núcleo de Extensão UFSCar-Município, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

Na chamada pública, foram recebidas 42 propostas de programas, que foram avaliadas pelo Conselho Editorial considerando sua adequação às diretrizes editoriais da emissora – analisada com base nos projetos enviados e, também, na produção de programas pilotos –, a diversidade temática a ser garantida na programação e, especialmente, a capacidade de produção da Rádio. No caso de programas que já eram veiculados, também foi levado em consideração o histórico dessas produções. A partir dessa análise, foram selecionadas para produção e veiculação neste momento 26 propostas, sendo que, destas, nove são inéditas na programação da emissora.

As propostas inéditas contemplam diferentes estilos musicais e manifestações culturais a eles associadas – como nos casos dos programas “Clave de Sol”, “Rock na Trilha”, “Cantos e Cantigas” e “Conversa Instrumental” – e algumas delas associam a produção musical ao compartilhamento de conhecimentos e debate sobre temas específicos – como nos casos dos programas “De Galho em Galho”, que abordará as espécies de aves brasileiras, e “Às Margens da Cidade”, que associará a produção musical das periferias urbanas brasileiras e estrangeiras às mudanças sociais nas cidades. Outras novidades são os programas “Cidadania Digital”, que abordará o uso responsável e seguro dos recursos digitais, “Na Trilha dos Bondes”, com foco na história do município de São Carlos, e “Manhee”, que trará debates relacionados ao universo da maternidade e da paternidade. A lista completa com os programas aprovados pode ser conferida no site da Rádio UFSCar.

Além dos novos programas, o Conselho Editorial sugeriu alterações na programação com o objetivo principal de fomentar a aproximação da Rádio UFSCar de públicos com diferentes características. Nessa mesma direção, a equipe da emissora também acaba de iniciar a publicação e distribuição do boletim mensal “Asterisco”, um guia cultural da cidade de São Carlos. “Esta primeira composição do Conselho Editorial foi aprovada de modo temporário pelo Conselho de Extensão da UFSCar e, assim, um dos focos da continuidade do nosso trabalho nos próximos meses será a elaboração de uma proposta para a composição definitiva e, também, para um regimento do Conselho. Também estamos trabalhando no sentido de propor oportunidades de reflexão sobre o papel das rádios universitárias e de capacitação dos programadores atuais e de potenciais novos parceiros, sempre com o objetivo de fortalecer e qualificar nossa programação e seu vínculo com os princípios e diretrizes da Universidade”, relata o Presidente do Conselho Editorial.

Para aproximar a comunidade universitária da emissora, o Gerente da Rádio UFSCar, Diego Doimo, também está programando um calendário de visitas às diferentes unidades da Instituição. Mais informações sobre a Rádio UFSCar podem ser acompanhadas em www.radio.ufscar.br, onde também é possível escutar a Rádio que, em São Carlos, pode ser ouvida em 95,3 FM.

Comentários desativados em Rádio UFSCar estreia nova programação em maio

Filed under Acesso à informação, Extensão