“Pude viver um momento histórico para a Educação Superior brasileira”, declara Reitor da UFSCar em cerimônia de posse no Ministério da Educação

Destaque às transformações vividas pela Educação Superior brasileira nos últimos anos deu o tom à cerimônia realizada no Ministério da Educação (Foto: Diego Rocha/MEC)

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, foi reconduzido ontem (8/11) ao cargo em Brasília, em cerimônia no Ministério da Educação que contou com a presença do Ministro Aloizio Mercadante; do Secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins; do Deputado Federal Newton Lima, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara; e do Presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Carlos Edilson de Almeida Maneschy, dentre outras autoridades.
Em seu discurso, o Reitor da UFSCar destacou o fato de ter tido a oportunidade de viver, durante o seu primeiro mandato, um momento histórico para a Educação Superior brasileira e, particularmente, para a UFSCar, marcado pela expansão inédita proporcionada pelo Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais); pelo fortalecimento dos cursos de graduação a distância; e pela consolidação do Programa de Ações Afirmativas, dentre outras transformações importantes. Araújo Filho afirmou que o período à frente da Administração Superior da Universidade foi um imenso aprendizado não só em relação à própria UFSCar, mas também no que diz respeito a todo o Sistema Federal de Educação Superior, devido ao seu intenso envolvimento na defesa dos interesses do Sistema por meio da Andifes.Já o Ministro Aloizio Mercadante, ao falar sobre a UFSCar, destacou o fato da cidade de São Carlos ter o maior número de doutores por habitante do País e, também, o conhecimento científico e tecnológico que é gerado no Município. As ações afirmativas também foram abordadas em sua fala, frente à aprovação recente da lei que as torna obrigatórias para todas as Instituições Federais de Ensino Superior. “É um imenso orgulho para nós, da UFSCar, perceber como o nosso Programa de Ações Afirmativas, juntamente com algumas outras instituições, pôde ser uma referência para a implantação de uma lei que virá transformar profundamente o Sistema Federal de Educação Superior”, comentou Araújo Filho. O Reitor elencou também, em sua fala, alguns dos principais desafios que vislumbra para os próximos anos, dentre eles a modernização administrativa da Instituição; o aprimoramento dos canais e mecanismos de comunicação e circulação de informações; a promoção de processos de decisão cada vez mais democráticos e participativos; e a internacionalização da Universidade.
Amanhã (10/11), será realizada a cerimônia de recondução ao cargo na UFSCar, às 9 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes. Além do Reitor, tomam posse o Vice-Reitor, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira; a Pró-Reitora de Graduação, Claudia Raimundo Reyes; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto; a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo; a Pró-Reitora de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez; o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Geraldo Costa Dias Júnior; o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes; e o Pró-Reitor de Administração, Néocles Alves Pereira. Além dos pró-reitores, serão apresentados à comunidade universitária os pró-reitores adjuntos. Toda a comunidade universitária está convidada para a cerimônia.

Comentários desativados em “Pude viver um momento histórico para a Educação Superior brasileira”, declara Reitor da UFSCar em cerimônia de posse no Ministério da Educação

Filed under Gestão

Comments are closed.