Publicação de edital marca início do processo eleitoral para a escolha de representantes para integrar o Conselho de Gestão de Pessoas

Jeanne e Wilson falaram sobre o processo eleitoral do CoGePe em Na Pauta #25 (Reprodução)

Com a aprovação da minuta do edital de eleição para a escolha de representantes para compor o Conselho de Gestão de Pessoas (CoGePe), pelo Conselho Universitário (ConsUni) em sua 251ª Reunião Ordinária, a Comissão Eleitoral, designada pelo Ato Administrativo do ConsUni nº 145/2021, dá início ao processo eleitoral que irá escolher representantes de discentes e de servidores docentes e técnico-administrativos junto ao CoGePe.

A criação do Conselho de Gestão de Pessoas foi uma proposta da atual gestão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), já aprovada pelo ConsUni em abril, e tem como objetivo definir as políticas e os projetos referentes à área. Na edição #25 de Na Pauta, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Jeanne Liliane Marlene Michel, e o Presidente da Comissão Eleitoral do CoGePe, Wilson Alves Bezerra, explicaram em detalhes como se dará o processo. A minuta do edital está disponível na página Eleições – UFSCar.

O edital contempla vagas para representantes efetivos e suplentes dos discentes de graduação e de pós-graduação e vagas para representantes efetivos e suplentes dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFSCar. São dez vagas para representantes docentes; cinco para técnicos-administrativos; uma para discente de graduação e uma para discente de pós-graduação.

A eleição será direta e secreta por meio de voto online, via sistema Helios Voting em link a ser divulgado oportunamente na página Eleições – UFSCar. Nas categorias em que há apenas uma vaga, o eleitor poderá votar em um candidato. Quando houver mais de uma vaga na categoria, o eleitor terá direito a votar no número de candidatos equivalente ao máximo de vagas disponíveis, conforme descrito no edital.

Podem se candidatar ao CoGePe servidores docentes e técnico-administrativos, que compõem o quadro permanente da UFSCar, respeitadas as restrições legais e institucionais (Cf. Artigo 9º do Regimento do Conselho Universitário). Para a categoria de discentes (graduação e pós-graduação), são elegíveis os que estão regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. O eleitor deve votar no representante da sua respectiva categoria.

Confira as principais datas do processo eleitoral do CoGePe:

9/8/2021 – Divulgação das listas de votantes
12/8/2021 – Prazo para impugnação do edital e prazo máximo para recursos relativos à lista de votantes
18/8/2021 – Divulgação da análise de processos de impugnação do edital e das listas definitivas de votantes
19/8/2021 – Início do período de inscrição de candidatos
24/8/2021 – Término do período de inscrições de candidatos
27/8/2021 – Divulgação dos candidatos deferidos e indeferidos
1/9/2021 – Prazo para recursos dos candidatos indeferidos
3/9/2021 – Divulgação dos resultados de análise dos recursos a respeito dos candidatos indeferidos e final da lista de candidatos
8/9/2021 às 14h – Constituição das urnas e cédulas no sistema
8/9/2021 às 18h – Início da consulta eleitoral
13/9/2021 às 12h59 – Fim da consulta eleitoral
13/9/2021 às 14h – Apuração
13/9/2021 – Divulgação dos resultados da consulta eleitoral
14/9/2021 às 18h – Prazo para recursos a respeito dos resultados
17/9/2021 – Divulgação dos resultados de análise dos recursos interpostos aos resultados
17/9/2021 – Divulgação dos candidatos eleitos

Leave a Comment

Filed under Conselhos, Gestão de pessoas

Comments are closed.