No último dia 16, a UFSCar submeteu oito projetos à chamada pública MCTI/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA – 02/2014 – Equipamentos Multiusuários lançada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no final de 2014. O objetivo da chamada é apoiar a aquisição de novos equipamentos multiusuários de médio e de grande porte, visando à criação ou a expansão de unidades multiusuárias em qualquer área do conhecimento. Para selecionar internamente as propostas submetidas à chamada, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) coordenou a elaboração de edital interno, que em três etapas realizou a seleção em diálogo com os docentes proponentes.

A primeira chamada realizada pela Universidade buscou identificar a demanda interna por equipamentos com o perfil do edital. Os docentes enviaram pré-projetos à ProPq, que identificou convergências entre as propostas, e apresentou sugestões de aprimoramento. O diálogo com os proponentes favoreceu a combinação de grupos de pesquisa de diferentes Centros Acadêmicos e diferentes campi da Universidade, o que resultou no envio de 14 propostas para uma segunda etapa de avaliação. Nesta etapa, pesquisadores de outras instituições, selecionados de acordo com suas experiências nas respectivas áreas de conhecimento, foram convidados para emitir pareceres técnicos, que subsidiaram a decisão de uma comissão formada pela ProPq. A comissão foi composta pela Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Selistre Sobreiro de Araújo; o Pró-Reitor Adjunto, Ronaldo Censi Faria; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto, e três docentes de outras instituições – Glaucius Oliva e Leila Maria Beltrami, da Universidade de São Paulo (USP); e Cristiane Reis Martins, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os membros externos à UFSCar foram convidados por suas experiências notórias em pesquisa, e auxiliaram na escolha das oito propostas submetidas à Finep no valor de R$ 14.945.207,00.

O Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Ronaldo Censi Faria, responsável pela coordenação da seleção interna, destaca a importância da adoção deste procedimento, que resultou no envio de propostas altamente competitivas, avaliadas pelo mérito científico, e com forte caráter multidisciplinar. “A chamada da Finep preza pela multidisciplinaridade das propostas, cuidando do uso racional dos equipamentos, que podem e devem ser utilizados pelo maior número possível de pesquisadores. Na UFSCar, realizamos um processo bastante cuidadoso para não só avaliar o mérito dos projetos, mas também para apoiar a elaboração, e fomentar as relações entre pesquisadores de diferentes Centros de diferentes campi da Universidade. O resultado foi o envio de oito propostas muito bem elaboradas, que envolvem departamentos de diversas áreas do conhecimento, e que poderão beneficiar um grande número de pessoas envolvidas com a pesquisa”, avalia o Pró-Reitor. Os equipamentos que vierem a ser adquiridos estarão disponíveis para toda a comunidade acadêmica da UFSCar e de outras instituições, mediante agendamento online. O Resultado preliminar da chamada será divulgado pela Finep até o próximo dia 17, e o resultado final em 17 de dezembro. Confira a tabela com as propostas submetidas.

CT-Infra
Na terça-feira (27/10), foi divulgado o resultado final da Carta Convite lançada em novembro do ano passado para concessão de recursos adicionais que permitissem a conclusão de obras contempladas em editais anteriores de apoio à modernização e à ampliação da infraestrutura de apoio à pesquisa das universidades brasileiras (CTInfra, Proinfra, Novos campi e Campi regionais). A UFSCar já havia sido contemplada com recursos da ordem de 18 milhões pelo resultado preliminar, conforme noticiado. Após o envio de recurso, outra obra foi aprovada no valor de R$ 1.694.690,00. O Centro de Pesquisa Integrada da Biodiversidade Tropical (Biotrop), ligado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) integra a relação das 10 obras apoiadas pela chamada, totalizando R$ 19.715.921,00 em recursos aprovados pelo edital. O resultado representa a conquista da totalidade de recursos solicitados pela Universidade na Chamada, e aproximadamente 20% do montante que será distribuído às instituições do País.

Comentários desativados em ProPq coordena submissão de oito propostas à chamada pública da Finep para equipamentos multiusuários

Filed under Espaço físico, Pesquisa