ProPq: Com composição ampliada, comissões de ética selecionam novos membros

A partir da aprovação de novos regimentos pelo Conselho de Pesquisa (CoPq) da UFSCar, as comissões de Integridade Ética na Pesquisa (CIEP) e de Ética no Uso de Animais (CEUA) ampliaram o número de integrantes que as compõem.

Para a composição da CIEP está aberta a seleção de três docentes do quadro permanente da UFSCar, uma servidora ou um servidor técnico-administrativo do quadro permanente, uma vaga para estudante de graduação com envolvimento formal com atividade de iniciação científica e uma para estudante de pós-graduação, além de suplentes. De acordo com o regimento da CIEP, os membros são escolhidos por meio de consulta pública. Na avaliação da Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo, a participação na CIEP é uma oportunidade de contribuir com as ações educativas de promoção da integridade ética na Universidade. “Buscamos pessoas com o compromisso de colaborar com o desenvolvimento da cultura ética na UFSCar, contribuindo com uma Comissão que, apesar de pouco tempo de existência, já se mostrou muito importante no conjunto de esforços que temos realizado para fortalecer cada vez mais os princípios da integridade ética na pesquisa”, afirma Araújo. Servidoras, servidores e estudantes com interesse em integrar a Comissão devem enviar um e-mail para propq@ufscar.br. A seleção irá considerar currículos e experiências em pesquisa.

Já a CEUA teve sua composição ampliada para contemplar os Centros Acadêmicos criados mais recentemente na Universidade, nos campi Sorocaba e Lagoa do Sino. A Comissão tem a finalidade de analisar propostas de uso de animais para atividades de ensino, de pesquisa científica ou de extensão no âmbito da UFSCar. Os novos membros serão indicados pelas direções de Centro.

Comentários desativados em ProPq: Com composição ampliada, comissões de ética selecionam novos membros

Filed under Pesquisa

Comments are closed.