Propostas de gestão da alimentação e de suprimentos e logística são apresentadas no CoAd

Presidida pela Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, reunião terá segunda sessão na próxima sexta, às 14 horas

A segurança alimentar da comunidade universitária, um dos temas centrais da atual administração da Pró-Reitoria de Administração (ProAd), foi um dos pontos de pauta da 62ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CoAd), realizada na última sexta-feira (6/5), a partir da apresentação da proposta de gestão da alimentação nos campi, desenvolvida pela Coordenadoria de Rede Integrada de Segurança Alimentar (CRISA).

A proposta foi apresentado pelo coordenador da CRISA, Fernando Henrique Donizeti Paganelli, que falou sobre o surgimento do projeto, em 2021, a partir da aprovação da coordenadoria que desenvolveu essa proposta, em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRoACE). A proposta traz um conceito de sistema integrado de segurança alimentar que envolve os quatro campi na mesma estratégia de atuação, padronizando os serviços do Restaurante Universitário (RU), as atividades das lanchonetes, dos serviços de food trucks, a partir da instalação de praças de alimentação em locais e com estrutura adequadas, e dos vendedores autônomos por meio de capacitação e normativas para a realização das atividades de forma segura.

A proposta prevê também a criação de espaços para a agricultura familiar, de hortas comunitárias – com o envolvimento dos estudantes -, espaços comunitários para alimentação nos campi e a oferta de espaços com minimercado em containers.

Também foram apresentados os principais pontos do contrato do RU para o segundo semestre de 2022 que traz o diferencial de ser unificado para todos os campi, além da melhoria no cardápio, com a oferta de suco, duas opções de proteína e de desjejum.

Além disso, Paganelli destacou as ações de planejamento do retorno do atendimento presencial, como, por exemplo, a adaptações de espaços, com novos mobiliários, aumento do número de catracas e de balcões para os alimentos, para evitar filas e melhorar o fluxo. Para esse planejamento, foi montado o Grupo de Apoio à Gestão do Restaurante Universitário, que conta com a participação de representantes da CRISA, ProAd, ProACE e de estudantes para pensar nas estratégias para o RU, a partir de encontros semanais.

Paganelli tratou ainda da atuação do RU durante a pandemia no atendimento à comunidade universitária, principalmente dos estudantes, para garantir o acesso às refeições através de entrega de refeições, kits e do sistema de entrega em domicílio.

Outro importante ponto de pauta foi a apresentação da Coordenadoria de Suprimentos e Logísticas (CSLog) sobre a gestão de suprimentos, incluindo análise do fornecimento de máscaras entre os meses de janeiro e abril de 2022.

Fábio Zuccolotto Ferreira, coordenador da CSLog, destacou a implementação do novo sistema de requisições de materiais, a partir de um módulo dentro do Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada (SAGUI) – SAGUI Suprimentos, com novas funções que incluem uma vitrine de produtos de fácil visualização, ferramentas para o levantamento de chamadas para exercícios seguintes e as modalidades de requisição: almoxarifado, ata de registro e licitação.

Outro ponto abordado foi o orçamento da ordem de R$ 581 mil para as demandas de materiais de estoque e do almoxarifado virtual e de 1,5 milhões para investimentos em equipamentos e mobiliários.

A aquisição de materiais para o retorno total das atividades presenciais nos campi, como máscaras e álcool 70%, bem como testes para a Covid-19, e os necessários para as aulas práticas foram também compartilhados com os conselheiros.

O conselho deliberou pela homologação das aprovações ad referendum de adesão de docentes aos programas de Professor Sênior e de Docência Voluntária, de aquisição de materiais para os departamentos de Física, Química e Engenharia de Materiais, bem como a prorrogação do Projeto de Desenvolvimento Institucional (ProDIn) “Ampliação do parque de usinas solares fotovoltaicas na UFSCar”.

A proposta de projeto de extensão que contempla ações voltadas à área de vegetação do Campus São Carlos e a análise do ProDIn “ Ensino-aprendizagem e formação de estudantes em contextos práticos”, submetido pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD), serão apreciadas em reunião extraordinária do CoAd a ser realizada na próxima sexta-feira (13/5), às 14 horas, com transmissão ao vivo no canal UFSCar Oficial no YouTube.

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