Estão abertas até 15 de abril as inscrições de propostas no Edital Especial de Apoio à Realização de Projetos Temáticos de Extensão, nova modalidade de fomento criada em 2015 pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx). O edital amplia o apoio oferecido aos programas e projetos de extensão da UFSCar, com duas faixas de financiamento – até R$ 20 mil ou até R$ 40 mil –, duração de até 18 meses e possibilidade de solicitação de até duas bolsas de extensão.

O objetivo do edital é incentivar a formação de redes de atividade extensionista, que aglutinem diferentes programas, áreas de conhecimento e campi em torno de temas de natureza multi e transdisciplinar. “A proposição dessa nova modalidade de apoio parte da constatação de que as atividades de extensão na UFSCar já estão, hoje, consolidadas. Enquanto gestores, somos responsáveis pelo mapeamento das atividades que vêm sendo desenvolvidas, pela constituição de um quadro geral da extensão na UFSCar, e esse mapeamento nos mostrou a possibilidade de potencializarmos os investimentos que são feitos por meio dessa inovação que, até onde temos conhecimento, não existe em nenhuma outra universidade federal”, relata a Pró-Reitora de Extensão da Universidade, Cláudia Maria Simões Martinez. “Os projetos temáticos de pesquisa, pelo seu potencial de desenvolvimento das diferentes áreas do conhecimento, nos inspiraram na formatação da proposta. No caso da extensão, avaliamos que há também potencialização dos investimentos feitos em termos do alcance dos programas e projetos no que diz respeito às diferentes populações com as quais a Universidade interage. Além disso, uma outra motivação para o edital foi a atual realidade multicentro e multicampi da UFSCar, já que vislumbramos a possibilidade de ampliar o trabalho cooperativo entre os diferentes Centros Acadêmicos e campi”, complementa Martinez.

As propostas a serem encaminhadas ao edital deverão articular diferentes áreas de conhecimento nos seguintes eixos temáticos: Desenvolvimento e Cidadania; Inovação e Sustentabilidade; Saúde e Desenvolvimento Humano; Conhecimento e Educação; ou Inclusão, Diversidade e Equidade. Serão selecionados até dois projetos por eixo temático, um em cada faixa de financiamento. No total, está previsto o investimento de até R$ 300 mil nas propostas aprovadas. Todas as informações sobre o processo de submissão de propostas podem ser conferidas no Edital, disponível no site da ProEx.

Comentários desativados em Propostas ao edital de apoio a projetos temáticos de extensão podem ser enviadas até 15 de abril

Filed under Extensão