ProPG: Comissão assessora para análise de propostas de novos cursos de pós-graduação na UFSCar se reúne para discutir cenário da pós-graduação

Da esquerda para a direita, presentes na reunião, os docentes Leila Maria Beltramini, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental; Orlando Moreira Filho, do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular; Débora Morato Pinto, Pró-Reitora de Pós-Graduação; Deisy das Graças de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Romeu Cardozo Rocha Filho, do Programa de Pós-Graduação em Química; e Luiz Antônio Pessan, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (Foto: Beatriz Maia – AECR/UFSCar)

A Comissão Assessora para Análise de Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação na UFSCar, vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), esteve reunida no dia 2 de outubro com a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Morato Pinto, para discutir o cenário da pós-graduação no País e na Universidade. Entre os temas discutidos esteve o apoio da Universidade aos programas em fase de consolidação, bem como a avaliação da evolução dos mesmos. Os membros debateram também o contexto nacional da pós-graduação e os cortes de recursos das agências de fomento, considerando impactos e alternativas frente a esse cenário.

Além disso, refletiu-se sobre o processo de avaliação e submissão das propostas de novos cursos de pós-graduação à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É de competência da Comissão a tarefa de emitir pareceres sobre as propostas encaminhadas à ProPG, subsidiando a decisão do Conselho de Pós-Graduação (CoPG) sobre à submissão à Capes. Dessa forma, os encontros da Comissão servem para afinar os procedimentos de análise e contribuir com a política de pós-graduação da Universidade. Os encaminhamentos dados na reunião serão levados à próxima reunião do CoPG, marcada para o próximo dia 28.

Nomeada em fevereiro de 2014 pelo CoPG, a Comissão é composta por docentes de diferentes áreas do conhecimento da Instituição, todos com vasta experiência em atividades de pesquisa e coordenação de programas de pós-graduação.