bibli_uac

Espaço da Biblioteca da UAC reorganizado a partir de Aciepe realizada no primeiro semestre deste ano (Foto: Arquivo UAC)

Um projeto originado na Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) “Práticas alternativas: bibliotecas escolares”, coordenada pela docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) Luciana de Souza Gracioso, promoveu a reorganização da biblioteca da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar. O acervo de aproximadamente mil livros foi objeto de estudo do grupo, que criou um novo modelo de organização, pensado para crianças em idade pré-alfabetização, até os cinco anos de idade.

Gracioso explica que a carência de modelos de organização de bibliotecas escolares para crianças nessa faixa etária estimulou o grupo a pensar em novas formas que fizessem sentido para as crianças, e que proposta foi construída em diálogo com a equipe da UAC e com base no referencial teórico da área. “A partir das características particulares da UAC, como público, tipo de acervo e proposta pedagógica, tivemos como objetivo aperfeiçoar alguns dos recursos de classificação, catalogação e indexação de acervos, para que permitissem o acesso, a manutenção autônoma, a dinâmica dos materiais e sua circulação. Assim, a categorização foi feita a partir do universo da criança e do acervo local. Todos os livros foram classificados por temas: família, amigos, animais, natureza, religião, imaginação, atividades, folclore e números. Usamos categorias que são do universo da criança, para que ela possa compreender. A classificação foi feita também sob diferentes perspectivas, permitindo formas diferentes de acesso, ou mesmo formas combinadas. Um professor que queira trabalhar com um livro que fale sobre cachorros e amizade, por exemplo, consegue buscar no acervo a obra que combine esses dois temas”, conta a docente.

Cada categoria recebeu uma cor, utilizada em etiquetas afixadas nos livros que servem também para organização nas estantes. As obras também foram classificadas a partir de orientações literárias, quanto à estrutura textual – como história, poesia e teatro – e quanto a possíveis efeitos – amor, suspense, humor, aventura e amizade. Todas as informações catalogadas foram cadastradas utilizando ferramentas online, que possibilitam a consulta e também geraram indicadores do acervo, que permitem análises do material disponível. Além disso, foi confeccionado um catálogo manual para consulta e controle de empréstimos, solicitado pela própria equipe da UAC, pensando em uma forma simples e prática de realizar o controle. O grupo foi responsável também pela organização do espaço, de forma a criar um ambiente lúdico e agradável para as crianças, com almofadas e espaços de leitura. Gracioso destaca que o resultado da atividade está sendo apresentado em congressos da área, e que deve ser ponto de partida para pensar em outras atividades que envolvam as bibliotecas escolares.

Comentários desativados em Projeto originado em Aciepe reorganiza Biblioteca da UAC com foco no universo das crianças

Filed under Acesso à informação, Extensão