A UFSCar, por meio do programa Idiomas sem Fronteiras do Ministério da Educação, oferece cursos de Inglês gratuitos para estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade. As aulas são oferecidas, no momento, nos campi São Carlos e Araras, e devem ser expandidas para os demais campi.

Um dos destaques do Programa são as oficinas ministradas pelas english teacher assistants, bolsistas apoiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Fulbright, organização internacional vinculada aos governos dos Estados Unidos e do Brasil. As assistentes de ensino de língua inglesa são cidadãs estadunidenses, selecionadas através de edital para atuarem em universidades federais brasileiras. As oficinas acontecem duas vezes por semana, em finais de tarde e na hora do almoço. Com conteúdos linguísticos e culturais, o espaço funciona como um clube de conversação, propiciando um ambiente agradável para que pessoas com diferentes níveis de Inglês possam praticar a conversação no idioma e conhecer diferentes aspectos culturais dos países anglófonos. Outro destaque são os cursos de redação de resumos de textos acadêmicos em Inglês, os abstracts, nos quais os alunos, independentemente da área do conhecimento, recebem orientações e praticam a escrita para aplicar na produção de publicações científicas.

Hoje, na UFSCar, há 24 turmas presenciais de Inglês em funcionamento todos os meses, com no máximo 20 alunos, em cursos de 16 e 32 horas. Os cursos são divididos por temas que capacitam os participantes para situações específicas, como convívio social, e também para o Toefl ITP, exame de proficiência exigido por universidades estrangeiras e por programas de pós-graduação no País. O material didático utilizado é produzido pela equipe do IsF da UFSCar, com base na experiência dos docentes e nas necessidades específicas dos cursos, passando constantemente por ajustes que garantem conteúdos sempre atualizados. Conhecendo o nível de sua proficiência no idioma, os alunos optam pelos cursos disponíveis, que foram pensados para minimizar a evasão. Isto porque os cursos de curta duração permitem que o aluno se dedique durante um ou dois meses. Com os cursos mais curtos, é possível que se aproveite um tempo determinado, atingindo objetivos bastante específicos.

As aulas do IsF são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação em Letras e Linguística, sob supervisão pedagógica e orientação de docentes da Universidade e das english teacher assistants. Dessa forma, as experiências viram objeto de pesquisas dentro da UFSCar, oferecendo dados para investigação do método, do interesse dos alunos, do material didático e demais aspectos do desenvolvimento das atividades.

O Idioma sem Fronteiras da UFSCar é responsável também pela aplicação do Toefl ITP, feita aos sábados e domingos em rodízio pelos campi da Universidade, conforme as demandas. A gratuidade do exame aplicado na Universidade representou um ganho importante não apenas para a aquisição do certificado de proficiência, mas também para a identificação do nível de proficiência da comunidade universitária.

Como participar?

O primeiro passo para participar dos cursos é a realização do teste de nivelamento, a partir de inscrição no site do IsF. As orientações para a inscrição também estão disponíveis no site da UFSCar. Cada pessoa pode realizar o teste na UFSCar a cada seis meses.

No momento, há inscrições abertas para os cursos presenciais de Inglês na UFSCar até o próximo domingo, dia 9 de agosto, às 12 horas, através do link http://isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/n. Podem concorrer às vagas estudantes de graduação, mestrado e doutorado e servidores públicos, que tenham realizado o Toefl por meio do IsF, com resultado já publicado no sistema de gestão do Programa. Depois de encerrada essa fase de inscrição, havendo turmas não ocupadas, são abertos cursos para quem não realizou o Toefl ITP, nos quais os alunos podem conhecer o exame e se preparar para as provas.

As informações relativas ao IsF são divulgadas no site do Programa na UFSCar e na página da iniciativa no Facebook. Nos endereços é possível consultar as ofertas abertas, a relação de cursos disponíveis e outras informações sobre o Programa. Dúvidas podem ser tiradas pelo Facebook, pelo e-mail ufscar.isf@gmail.com ou pessoalmente, na recepção do edifício AT10, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Comentários desativados em Programa Idiomas sem Fronteiras oferece oportunidades de conversação em Inglês na UFSCar

Filed under Internacionalização