30946_capaA Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) lançará na próxima segunda-feira (27/6) – e não na terça-feira, como divulgado no Boletim da Reitoria – o livro “Diversificando caminhos da formação de professores na UFSCar”, que reúne relatos de experiências de diversificação dos espaços formativos para a docência desenvolvidas na UFSCar em projetos do ProDocência, Programa de Consolidação das Licenciaturas financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A obra é organizada por Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza, docente aposentada do Departamento de Botânica, e Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar, e explora as potencialidades das Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepes) na formação de professoras e professores nas licenciaturas da Universidade.

As Aciepes de que trata o livro foram oferecidas em três vertentes: tratamento de temáticas transversais em Educação, ensino em espaços não formais e superação de dificuldades acadêmicas de estudantes em áreas básicas. Os capítulos apresentam reflexões sobre as formas pelas quais o formato das Aciepes pode assegurar liberdade de escolha de temáticas variadas e de experimentação de procedimentos metodológicos, bem como integrar docentes do Ensino Básico, apostando no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Para as autoras, a expectativa é estender a experiência de sucesso a um público maior, contribuindo para as reflexões sobre diversificação de caminhos para a formação de professores.

A obra foi apresentada aos membros do Conselho de Graduação (CoG) da UFSCar durante sua última reunião, e as coordenações de cursos de graduação podem retirar exemplares na ProGrad, no Campus São Carlos, ou nos Departamentos de Ensino de Graduação (DeEG) dos demais campi.

O lançamento será às 19h do dia 27, no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos, e é aberto a toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail didped@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6501.

Comentários desativados em ProGrad lança livro que explora contribuições das Aciepes à formação para a docência na próxima segunda-feira

Filed under Graduação, Publicações