ProGPe: Materiais informativos reúnem orientações para servidores da UFSCar

Durante este ano, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) trabalhou na elaboração da Cartilha do Servidor, que está sendo distribuída em versão digital para os servidores que tomaram posse na UFSCar do final de 2014 até o momento. O material traz orientações para os novos servidores e informações básicas sobre o exercício do serviço público, com explicações objetivas de direitos e deveres. Informações sobre auxílios, afastamentos e progressão na carreira, por exemplo, podem ser consultadas de forma simples, bem como os contatos da ProGPe para outras informações e serviços. Uma das coordenadoras da iniciativa, a Pró-Reitora Adjunta de Gestão de Pessoas, Márcia Cristina dos Santos Barbosa de Oliveira, explica que a Cartilha é um importante instrumento não só para o servidor recém-chegado à Universidade, mas para qualquer pessoa que deseje informações sobre o serviço público. “Realizamos anualmente as atividades de acolhimento dos novos servidores, quando passamos informações importantes e explicamos o funcionamento da Universidade, e este material se soma a esses esforços de recebermos as pessoas da melhor forma. No material, é possível consultar diferentes informações que compilamos com base em nossas experiências de atendimento na ProGPe, bem como na legislação federal”, afirma Oliveira. O material está disponível para consulta no site da ProGPe.

Com o apoio da ProGPe, outros materiais foram produzidos para subsidiar as atividades dos servidores da Universidade. Trata-se dos guias de procedimentos das secretarias acadêmicas, um dos desdobramentos do I Fórum Integração UFSCar, realizado ao longo do ano de 2013. Durante os encontros do Fórum, os servidores técnico-administrativos que atuam nas secretarias de departamentos, coordenações de cursos de graduação e de programas de pós-graduação levantaram a necessidade de sistematizar os procedimentos realizados no dia-a-dia. Organizados por meio da Comunidade Virtual de Prática (CVP), com o apoio das secretarias Gerais de Informática (SIn) e de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, os servidores dão continuidade ao diálogo fomentado pelo Fórum, o que permitiu a confecção dos guias de orientação aos secretários. “Reunimos nossas experiências de muitos anos nas secretarias e também ouvimos os servidores mais novos para construir o material. Descrevemos um passo-a-passo de atividades rotineiras e alguns modelos que podem ser bastante úteis, como formulários e convites. Um programa novo, por exemplo, que nunca realizou nenhuma defesa de dissertação ou tese, pode consultar o que precisa ser feito a partir do momento em que o estudante tem todos os requisitos para defender”, explica Roseli Aparecida Gonçalves, secretária do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais e responsável pela elaboração do guia para as secretarias de pós-graduação. Gonçalves destaca, também, que o guia deve passar por alterações para acompanhar mudanças nas normas, e que são esperadas contribuições dos demais colegas, por meio da CVP, para aperfeiçoar o material.

Ambos os guias estão disponíveis na CVP. Outras informações sobre os materiais podem ser obtidas pelo e-mail fmcso@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-6401.

Comentários desativados em ProGPe: Materiais informativos reúnem orientações para servidores da UFSCar

Filed under Gestão, Gestão de pessoas

Comments are closed.