Professor da UFSCar é homenageado como Herói da Revolução Verde Brasileira

O Professor Voluntário do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar Cyro Paulino da Costa foi homenageado no último dia 14 como Herói da Revolução Verde Brasileira. A homenagem foi concedida durante a sexta edição do “Fórum Inovação: Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável”, realizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa). O tema do evento, “Desafio 2050 – Unidos para alimentar o planeta”, propõe a reflexão sobre a necessidade de alimentar os nove bilhões de habitantes que, segundo as projeções da FAO/ONU, habitarão o Planeta em 2050.

Este é o segundo ano em que a homenagem é concedida para 10 pessoas que tenham contribuído, ao longo de suas trajetórias, para um país capaz de atender as demandas por alimentos, bem como para o olhar sobre as demandas do restante do Planeta. O único contemplado que realiza trabalhos com hortaliças, Costa explica que a saída do Brasil do mapa da fome da ONU traz atenção especial para o caminho percorrido no enfrentamento da fome. “O Brasil não saiu do mapa da fome de uma hora para outra. Foi o esforço de brasileiros, que se dedicaram ao desenvolvimento de pesquisas, técnicas e formação de recursos humanos, que tornou essa realidade possível. Eu sempre trabalhei como professor, e na área do melhoramento genético de hortaliças. Depois de aposentado, quando passei a trabalhar na UFSCar, o meu trabalho ganhou um novo fôlego, ao lado de pessoas mais jovens, com muito entusiasmo. Acredito que esse prêmio identifica pessoas que estão buscando respostas de como o Brasil pode superar os problemas ligados à alimentação. Enquanto docente, minha missão é dar aula, e me dedicar a trabalhar com os alunos interessados, para promover sua formação. E acredito que dessa boa semeadura é que podemos colher os frutos para o desenvolvimento do País”, afirma o homenageado.

Cyro Paulino da Costa, à direita, acompanhado de Moacyr Corsi e Tsai Sui Mui, docentes da USP que também foram homenageados (Foto: Divulgação)

Trajetória

Cyro Paulino da Costa é graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e doutor pela Purdue University (EUA). Ao longo de sua carreira, trabalhou principalmente com o melhoramento de hortaliças para fatores bióticos e abióticos, e na produção de sementes de hortaliças. Foi professor da Esalq durante mais de 40 anos, e desde 2009 integra o quadro de Docentes Voluntários da UFSCar, junto ao Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DBPV) do CCA, no Campus Araras.

Ao lado de Fernando César Sala, também docente do DBPV, foi responsável pela criação das variedades de alface Brunela, Crocantela, Rubinela e Romanela. Recentemente, as alfaces foram tema de uma reportagem no programa Globo Rural, que também destacou a homenagem recebida por Costa. O vídeo está disponível aqui.

Comentários desativados em Professor da UFSCar é homenageado como Herói da Revolução Verde Brasileira

Filed under Homenagens