Nesta sexta-feira (23/11), será realizada sessão solene do Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar que outorgará o título de Doutor Honoris Causa a Sérgio Mascarenhas, professor titular aposentado da USP, coordenador de projetos do Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (também vinculado à USP) e Presidente Honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dentre outras atribuições. A concessão do título foi proposta ao ConsUni pelo Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), a partir de indicação da Associação de Ex-alunos de Engenharia de Materiais da UFSCar (DEMaEx), e aprovada em abril deste ano. Mascarenhas foi um dos grandes responsáveis pela implantação na UFSCar, em 1970, do curso de graduação em Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina.
Além de sua contribuição à fundação da própria UFSCar e à criação do curso de Engenharia de Materiais, Mascarenhas foi fundador do Instituto de Física e Química de São Carlos (vinculado à USP), do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Instrumentação Agropecuária (unidade da Embrapa), dentre outras instituições com papel central no desenvolvimento da Educação e da Ciência e Tecnologia brasileiras. Já recebeu inúmeras distinções nacionais e internacionais em reconhecimento ao seu trabalho e à sua trajetória e foi responsável pela formação de “gerações de educadores e de cientistas”, como destaca o documento encaminhado ao ConsUni pelo DEMa.
A cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa a Sérgio Mascarenhas acontece às 16h30, no Anfiteatro da Reitoria (área Sul do campus São Carlos). A sessão é aberta ao público.

Comentários desativados em Prof. Sérgio Mascarenhas receberá o título de Doutor Honoris Causa da UFSCar nesta sexta-feira

Filed under Homenagens