logo_corredor_culturalA UFSCar está participando, ao lado de outras 16 instituições de Ensino Superior da região Sudeste, do projeto “Corredor Cultural 2016”. O objetivo da iniciativa é promover a circulação da produção artístico-cultural das instituições públicas da Região, bem como ampliar a oferta de programação cultural nas universidades. O projeto é uma realização do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste), financiada pelo Ministério da Cultura (MinC).

O Corredor Cultural vem sendo delineado desde o começo de 2015, em um modelo colaborativo entre as 17 instituições da Região. Na UFSCar, o projeto integra o rol de ações propostas pelo Plano de Cultura, também elaborado colaborativamente por integrantes da comunidade universitária dos quatro campi da Universidade.
O Corredor Cultural vai começar a operar com recursos descentralizados para a Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), que coordena o grupo. Com esse recurso, cada universidade selecionou um bolsista de extensão, e poderá receber até cinco atividades em seus campi.

A UFSCar realizou chamada no começo deste mês para que as atividades de extensão em Arte e Cultura da Universidade se inscrevessem, e recebeu propostas do Coral Madrigal e da exposição fotográfica “Mais um Corre”, que aborda as condições de pessoas em situação de rua. Agora, a Comissão do Corredor Cultural São Carlos, seguindo as diretrizes do Plano de Cultura, está em diálogo com representantes dos quatro campi, que serão responsáveis por consultar as comunidades locais sobre as atividades que gostariam de receber em seu campus.

As atividades do Corredor Cultural estão distribuídas em quatro eixos que compreendem diferentes linguagens: mostra e exposição; cursos e oficinas; música; e artes da cena. A coordenação do projeto estabelecerá os eixos de circulação levando em consideração fatores como isonomia de gastos entre as instituições de origem e destino da atividade cultural, equilíbrio entre diferentes linguagens artísticas, logística de circulação e disponibilidade de agenda. As propostas selecionadas circularão entre as instituições no período entre 2 de maio e 30 de outubro de 2016.

Comentários desativados em ProEx: UFSCar participa de projeto de circulação de atividades de extensão em Arte e Cultura entre universidades da região Sudeste

Filed under Extensão