ProAd: Processo de recolhimento de bens para baixa patrimonial e desfazimento começa na próxima semana

Com a conclusão do processo de desfazimento de cerca de sete mil bens móveis inservíveis e da reforma dos espaços agora configurados como Armazém e como depósito do Departamento de Patrimônio, a Pró-Reitoria de Administração (ProAd), em parceria com as divisões de Manutenção e de Serviços Gerais da Prefeitura do Campus São Carlos, inicia na próxima segunda-feira (11/4) as atividades de recolhimento nas unidades acadêmicas e administrativas que solicitaram baixa patrimonial de bens móveis.

A assessora da ProAd na área de gestão patrimonial Maria de Fátima Almeida explica que o cronograma de recolhimento foi elaborado com base em dois critérios. “Um critério inicial foi cronológico, ou seja, priorizamos as unidades que haviam solicitado baixa há mais tempo. No entanto, visando a racionalização e sustentabilidade do processo, também usamos um critério geográfico, agrupando unidades próximas em uma mesma rota de recolhimento. Por fim, vamos revezar o recolhimento entre as áreas Norte e Sul do Campus”, relata. A coleta será feita sempre às segundas e terças-feiras no período da manhã e, no dia 11, o processo será iniciado pelos departamentos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Engenharia Química.

“Serão 11 rotas de recolhimento, compostas por um conjunto de unidades cada uma. A princípio, estimamos que será possível coletar uma rota por semana, já fazendo a triagem dos bens a serem disponibilizados no Armazém para uso por outras unidades interessadas e daqueles a serem armazenados no depósito destinado aos bens que deverão ser objeto de processo de desfazimento, por não estarem em condições de uso”, explica o Diretor da Divisão de Abastecimento e Patrimônio (DiAP), Alessandro Luís do Prado. “No entanto, não podemos estabelecer um cronograma exato, pois variáveis como chuvas e as especificidades dos conjuntos de bens retirados em cada unidade podem exigir um prazo maior. Assim, vamos informar a cada semana as unidades previstas para a semana seguinte e, também, entrar em contato diretamente com essas unidades para combinar os detalhes do processo”, complementa Prado. Para a segunda semana, as unidades previstas no cronograma inicialmente definido são o Centro de Educação e Ciências Humanas e os departamentos de Metodologia de Ensino, Letras, Psicologia, Filosofia e Metodologia das Ciências, Educação, Teorias e Práticas Pedagógicas e Ciência da Informação, além do edifício da Educação Especial. Cada unidade deverá designar um servidor responsável por acompanhar o processo de coleta no local.

Esses novos procedimentos para bens com solicitação de baixa pelas unidades, destinando-os para um armazém (bens em condições de reutilização) ou depósito (bens para desfazimento), também deverão ser aplicados aos demais campi da UFSCar. A DiAP e a assessoria da ProAd agendarão reuniões com os envolvidos com a área de patrimônio nos campi, para estabelecer procedimentos que contemplem as especificidades locais. “Estamos compreendendo a etapa de São Carlos também como um piloto dos novos procedimentos estabelecidos, para que aprimoramentos possam ser feitos nos processos futuros, não apenas nos outros campi, mas também para novas requisições de baixa patrimonial”, afirma Prado, solicitando à comunidade que não envie solicitações neste momento e esclarecendo que os procedimentos para novas solicitações serão divulgados tão logo essa etapa de coleta seja concluída. Prado destaca especialmente que o processo agora está a cargo do Departamento de Patrimônio da ProAd, e não mais da Divisão de Manutenção da Prefeitura Universitária. Mais informações podem ser obtidas pelo ramal 1594, com Maria de Fátima Almeida, que desde já deixa o convite para que os interessados visitem os espaços do novo Armazém e do depósito.

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