ProAd: Divisão de Abastecimento e Patrimônio conclui processo de desfazimento de 7 mil bens e prepara reinício do recolhimento nas unidades da Instituição, com novos procedimentos

A Pró-Reitoria de Administração (ProAd), por meio de sua Divisão de Abastecimento e Patrimônio (DiAP), concretizou recentemente passos importantes no processo de aprimoramento da gestão patrimonial na Universidade. Nas últimas semanas, foi concluído no Campus São Carlos processo de desfazimento de cerca de sete mil bens móveis inservíveis – equipamentos de informática e mobiliário, dentre outros –, doados ao projeto Recicl@tesc – Reciclagem Tecnológica de São Carlos –, que atua na reciclagem de materiais eletroeletrônicos para fins de inclusão digital e destinação adequada dos resíduos que não podem ser reciclados.

Com a conclusão da retirada desses materiais, será possível reiniciar o processo de coleta junto às unidades acadêmicas e administrativas da Universidade que solicitaram ou venham a solicitar baixa patrimonial de bens móveis. “Com a conclusão do processo de desfazimento, esvaziamos a área de 168 m2 conhecida como depósito do Almoxarifado. Ela agora será o Armazém do Departamento de Patrimônio, organizada de forma a permitir a existência de um mostruário de bens que, embora tenham sido considerados sem possibilidade de uso e/ou excedentes por uma unidade, possam vir a ser aproveitados em outro local. Além disso, também destinamos uma nova área, de 419 m2, que abrigava a Oficina Mecânica do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, para depósito de bens classificados como sem condições de uso pela UFSCar e que serão destinados a processo de desfazimento entre o momento de pedido de baixa pela unidade e a conclusão do processo de desfazimento”, relata a engenheira Maria de Fátima Almeida, que assessora a ProAd na área da gestão patrimonial.

“Nossa previsão é que retomemos na primeira semana de abril a retirada daqueles que já haviam solicitado baixa. A partir de agora, esse processo ficará inteiramente sob a coordenação da DiAP,  que fará a classificação quanto à possibilidade de reutilização ou encaminhamento para o desfazimento, visando tornar mais eficiente a gestão patrimonial e, inclusive, favorecer a recuperação e reaproveitamento, economizando assim recursos naturais e financeiros”, explica o Diretor da DiAP, Alessandro Luís do Prado. Assim, a partir do início de abril, a DiAP entrará em contato com as unidades do Campus São Carlos para planejar a retirada. Novas solicitações de baixa também podem ser feitas diretamente junto à Divisão, pelo telefone (16) 3351-6765. A padronização dos processos de retirada e desfazimento de bens nos campi Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino ainda está sendo encaminhada, considerando as especificidades de cada local, e os procedimentos serão divulgados em breve.

“Com essas novas rotinas, juntamente com outras ações que estão sendo encaminhadas – especialmente a realização do inventário de bens patrimoniais e a implantação do módulo de gestão de patrimônio no Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada, o Sagui – conseguiremos produzir indicadores e diagnósticos que eliminem os gargalos existentes na área e, também, permitir aos servidores e unidades da Instituição acompanhamento permanente da sua carga patrimonial e acesso a um serviço de qualidade”, complementa Prado.

Comentários desativados em ProAd: Divisão de Abastecimento e Patrimônio conclui processo de desfazimento de 7 mil bens e prepara reinício do recolhimento nas unidades da Instituição, com novos procedimentos

Filed under Gestão

Comments are closed.