Pró-reitorias de Pesquisa e de Gestão de Pessoas promovem iniciativa para incentivar docentes à realização do pós-doutorado

Com o objetivo de incentivar os docentes da UFSCar a realizarem estágios de pós-doutorado, as pró-reitorias de Pesquisa (ProPq) e de Gestão de Pessoas (ProGPe) estão realizando reuniões com os Centros Acadêmicos da Universidade, nas quais explicam as possibilidades de afastamento. Chamada de “Programa de Estímulo ao Pós-Doutorado”, a iniciativa fomenta que os departamentos estabeleçam políticas de afastamento de docentes para capacitação. Os docentes afastados podem ser substituídos por professores contratados, de acordo com as vagas do Banco de Professor-Equivalente, que, atualmente, não tem toda sua capacidade utilizada. O Banco , ampliado em maio de 2014, determina, respeitados fatores de conversão, quantos professores efetivos, substitutos e visitantes podem ser contratados pela Universidade.

Já foram realizadas duas reuniões nos centros de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e de Ciências em Gestão em Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba no mês passado, e a próxima reunião será no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), marcada para 22 de março. As reuniões com os demais Centros serão agendadas nas próximas semanas e divulgadas no site da ProPq.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo, que, ao lado do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes, lidera a iniciativa, explica que o Programa busca estimular a qualificação do corpo docente da Universidade sem que haja sobrecarga para os departamentos. “É bastante notório como a realização do pós-doutorado contribui para a qualidade da pesquisa feita pelo docente, e identificamos que cerca da metade do nosso quadro ainda não possui essa experiência. Com a equalização do Banco de Professor-Equivalente, conquistamos a possibilidade de um número significativo de afastamentos com substituição, ou seja, o docente se afasta sem que haja sobrecarga, sem que os colegas tenham de assumir as disciplinas. Além disso, no caso dos pós-doutorados realizados fora do País, os benefícios para a internacionalização são evidentes, e muito importantes. Nesse contexto, lançamos o Programa com o objetivo de incentivar os departamentos a criarem suas políticas de afastamento de docentes para qualificação, utilizando as oportunidades que a Universidade oferece”, avalia a Pró-Reitora.

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