capes

Público presente na abertura dos Seminários, em 3 de agosto, composto por coordenadores de áreas e de programas de pós-graduação (Foto: Haydée Vieira – CCS/Capes)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar (ProPG) está organizando a participação dos coordenadores dos programas de pós-graduação da Universidade nos Seminários de Acompanhamento de Meio Termo do Sistema Nacional de Pós-Graduação, promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. Durante este mês de agosto e o início de setembro, os coordenadores participarão dos encontros que, segundo a Capes, devem promover uma reflexão mais profunda sobre os critérios e a qualidade do seu sistema de avaliação, tendo em vista a avaliação quadrienal em 2017.

As 48 áreas do conhecimento definidas pela agência de fomento estão distribuídas em grupos e realizarão seus respectivos seminários com base no período 2013-2014. Entre os objetivos, está obter um panorama de cada área de avaliação, orientar os programas de pós-graduação para o biênio 2015-2016, e proporcionar articulação e interação dos coordenadores da pós-graduação brasileira.

A expectativa é de que o maior número possível de coordenadores de programas de pós-graduação possa estar presente nos seminários, e, para isso, a ProPG organizou a participação frente aos desafios impostos pelo contingenciamento de recursos. Os programas que não puderem financiar a ida de seus coordenadores poderão ser representados por coordenadores de programas da mesma área na Instituição. Ao final do processo, os participantes trarão as experiências para reflexão na Universidade, em espaços como o Conselho de Pós-Graduação (CoPG), como explica a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto. “Com as novas regras de avaliação da Capes, que agora atribui notas aos programas a cada quatro anos, é importante que possamos ter clareza sobre o processo de avaliação, e, sobretudo, que possamos fazer parte do debate no local onde se definem as políticas de pós-graduação do País. Também é fundamental que compartilhemos essas reflexões na Universidade, para que possamos continuar a empreender esforços para a melhoria da qualidade dos nossos programas, em diálogo constante com as agências de fomento”, afirma a Pró-Reitora.

Após as discussões, cada área produzirá um relatório que representará a situação atual de sua área de avaliação nos anos de 2013 e 2014. O cronograma dos encontros está disponível no site da Capes.

Comentários desativados em Pró-Reitoria de Pós-Graduação organiza participação de coordenadores em seminários de acompanhamento da Capes

Filed under Avaliação, Pós-graduação