Pró-Reitoria de Pós-Graduação lança projeto de equidade no acesso à pós-graduação

De 23 de fevereiro a 2 de março, a UFSCar estará com inscrições abertas no curso de extensão “Equidade no acesso à pós-graduação para populações sub-representadas”, voltado ao aprimoramento da preparação acadêmica de interessados em participar de processos seletivos para cursos de mestrado no Brasil ou no exterior. Podem participar do processo seletivo para as 30 vagas disponíveis nesta primeira turma do curso candidatos negros, indígenas, com deficiência visual ou com deficiência física (que sejam dependentes permanentes de cadeiras de rodas). Dentre estes, será dada preferência a candidatos pertencentes a grupos socioeconômicos desfavorecidos.
O curso é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, com apoio da Fundação Carlos Chagas e da Fundação Ford que, no primeiro semestre de 2011, abriram chamada pública para universidades que já tinham experiência com ações afirmativas na graduação. Dentre 23 propostas apresentadas, 13 foram selecionadas. Os recursos concedidos, em um total de R$ 100 mil, serão aplicados na oferta de duas turmas do curso de extensão – a segunda acontecerá em 2013 – e, também, no apoio à participação dos candidatos selecionados (material didático, transporte coletivo terrestre e alimentação, total ou parcialmente, de acordo com os recursos disponíveis).
As atividades do curso serão desenvolvidas em parte presencialmente (em um total de 176 horas) e em parte a distância (mais 176 horas). As atividades presenciais acontecerão predominantemente aos sábados, visando permitir a participação de pessoas que trabalham durante a semana. O curso – que começa no dia 24 de março e se estende até setembro deste ano – está organizado em quatro blocos: redação acadêmica em Português; língua estrangeira instrumental – Inglês; metodologia de pesquisa e elaboração de projeto; e seminários temáticos. Outros conteúdos poderão ser desenvolvidos de acordo com o perfil e interesses dos participantes do curso.
As inscrições deverão ser realizadas de 23 de fevereiro a 2 de março, na ProPG, presencialmente ou pelo correio. Todas as informações sobre a inscrição, critérios de seleção e organização do curso estão disponíveis em edital publicado no site da ProPG, em www.propg.ufscar.br.

Comentários desativados em Pró-Reitoria de Pós-Graduação lança projeto de equidade no acesso à pós-graduação

Filed under Pós-graduação

Comments are closed.