comissao_talentos

Fernanda de Freitas Aníbal, docente do DMP, e Francis de Morais Franco Nunes, docente do Departamento de Genética e Evolução, membros da comissão para o acompanhamento do programa Jovens Talentos para a Ciência (Foto: Beatriz Maia / AECR)

A Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) criou uma comissão que realizará o acompanhamento das atividades do programa Jovens Talentos para a Ciência na UFSCar. O Programa, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), distribuiu desde 2012, quando foi criado, mais de 700 bolsas para estudantes de graduação da UFSCar, que têm a oportunidade de dar início à trajetória na pesquisa ainda no primeiro ano do curso de graduação. A comissão, composta por docentes de diferentes áreas do conhecimento dos campi da UFSCar, trabalha no momento em uma minuta de regimento para o Programa, que será apreciada pelo Conselho de Pesquisa (CoPq) da Universidade no segundo semestre deste ano.

A Presidente da comissão, Fernanda de Freitas Aníbal, docente do Departamento de Morfologia e Patologia (DMP), explica que as discussões avançam na medida em que o Programa amadurece e cria novas necessidades de avaliação pela Universidade. “Faremos uma retrospectiva do Programa na UFSCar, identificando sucessos e gargalos na gestão das atividades do Jovens Talentos. É um momento bastante propício para avaliarmos, uma vez que já tivemos mais de 700 estudantes contemplados com a bolsa e três anos do início das atividades. O Programa fomenta o primeiro contato do estudante com a pesquisa na Universidade e promove o amadurecimento desse estudante, que depois tende a partir para a iniciação científica e aproveitar ao máximo sua formação”, pontua a docente. A comissão planeja também ações de divulgação do Programa em momentos como a recepção dos novos estudantes no início do ano e discussões com os docentes orientadores para esclarecer dúvidas e refletir sobre os planos de trabalho em conjunto, dentro das diretrizes discutidas.

Comentários desativados em Pró-Reitoria de Pesquisa cria comissão para acompanhar atividades do programa Jovens Talentos para a Ciência

Filed under Pesquisa