Ao longo de 2015, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da UFSCar deverá iniciar processo de dimensionamento da força de trabalho da Instituição, em cumprimento à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que, dentre outras finalidades, visa a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; o desenvolvimento permanente do servidor público; e a adequação dos servidores aos objetivos das instituições. “No momento, estamos estudando os modelos de dimensionamento, que permitem, por exemplo, o estabelecimento de critérios mais objetivos para a alocação de vagas na Instituição. Uma comissão interna da ProGPe está debruçada sobre o tema e, ao longo deste ano, pretendemos dar início ao dimensionamento, considerando as especificidades da nossa Universidade”, explica o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes.
Uma das primeiras ações realizadas pela comissão mencionada pelo Pró-Reitor foi a organização, em dezembro do ano passado, de workshop em que a equipe da ProGPe pôde conhecer a experiência da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que iniciou o seu processo de dimensionamento da força de trabalho em 2010. Durante o encontro com servidores da UFTM, foi possível, assim, aprofundar os conhecimentos da equipe sobre conceitos, metodologias e aplicações do dimensionamento da força de trabalho nas universidades federais.
Experiência
O Diretor de Desenvolvimento Institucional da UFTM, Ib Araripe Soares, explica que o processo de dimensionamento envolveu toda a Instituição. Soares integra a equipe da UFTM que desenvolveu a metodologia utilizada e destaca que o resultado é um importante instrumento para reconhecer as potencialidades e fragilidades da Universidade e, também, um recurso para que se cobre dos gestores que as conformidades sejam cumpridas. “Traçamos um resumo da demanda de pessoal na Instituição, identificando tanto os cargos formais como os possíveis desvios de função, e conseguimos fazer um mapeamento completo da lotação atual, da lotação ideal, e a caracterização dessa diferença. Dessa forma, conhecemos a Instituição por meio desse catálogo funcional de todos os ambientes organizacionais”, explica Soares.
O processo empregado na UFTM consiste na identificação de parâmetros de desempenho de equipes e ambientes de trabalho. São avaliados, por meio da aplicação de questionários e de visitas, os ambientes organizacionais da Instituição, e é traçado o perfil do local. A avaliação compreende tanto a estrutura organizacional formal, quanto o funcionamento de fato, e explicita as possíveis incompatibilidades. O dimensionamento traz benefícios para a Instituição na medida em que fornece um relatório detalhado de seu pessoal, atividades desempenhadas e estrutura. Esse material fornece subsídios para planejar expansões e, também, para discutir formas mais racionais de alocação de novas vagas. Além disso, permite a criação de um banco de talentos, que sistematiza os dados sobre as competências dos servidores, sejam elas formais ou informais, e facilita a identificação de candidatos a novas oportunidades.
A metodologia empregada na UFTM, bem como outras características do processo desenvolvido, podem ser conferidas no site da Universidade.