labs

Equipe é composta por dois arquitetos e um engenheiro de segurança. (Crédito: Beatriz Maia / AECR)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da UFSCar está iniciando processo de identificação das condições de segurança dos laboratórios da Universidade. O trabalho começará no Departamento de Engenharia Química (DEQ), que concentra o maior número de laboratórios da Instituição, com cerca de 70 ambientes dessa natureza.

Elizabeth Valdetaro Salvador, arquiteta que coordena a equipe responsável pelo processo de identificação, explica que o primeiro passo foi mapear o trabalho de outras universidades, para, a partir de então, formular um projeto piloto para aplicação na UFSCar. Nas próximas semanas, terão início as visitas aos laboratórios, durante as quais a equipe irá reunir informações sobre 43 itens previstos no projeto.

Os itens dizem respeito a três aspectos: condições ambientais, que envolvem ergonomia e segurança; condições operacionais, como proteção pessoal e coletiva; e condições organizacionais, que verificam a aplicação das normas já existentes. “Estamos desenhando um projeto de identificação que nos permite olhar além do espaço físico, considerando aspectos como acessibilidade, ergonomia e segurança. É um processo bastante minucioso e longo, mas que subsidiará, no futuro, a criação de um protocolo de segurança para todos os laboratórios da Universidade”, explica Salvador.

Concluídas as visitas, a equipe – composta também pelo arquiteto Rogério de Mattos e pelo engenheiro de segurança Cezar Augusto Uliana, da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho (DiSST) da ProGPe – elaborará relatório que discriminará questões a serem resolvidas em curto, médio ou longo prazo. “A intenção é identificar os problemas para podermos planejar correções em favor da segurança, e, para isso, precisamos entender a segurança como uma política. Os departamentos já vêm se organizando nesse sentido. O próprio DEQ, por exemplo, promove anualmente uma jornada para discutir a segurança nos laboratórios e orientar os usuários”, comenta Salvador.

Após a conclusão dos trabalhos no DEQ, já estão previstas as visitas aos departamentos de Química (DQ) e de Engenharia de Materiais (DEMa), bem como ao Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS).

Cadastro multifinalitário

A identificação das condições de segurança dos laboratórios está sendo feita em diálogo com o processo de elaboração do cadastro multifinalitário da UFSCar, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) da Universidade. A elaboração do cadastro visa concretizar um instrumento que sistematize informações acadêmicas, físicas, ambientais e de infraestrutura de toda a Universidade. O banco de dados deverá subsidiar o planejamento e a gestão nos diferentes níveis institucionais, disponibilizando informações atualizadas e de qualidade, para aprimorar o planejamento de obras, gerenciar o sistema de transporte e o consumo de água e energia, dentre outros aspectos.

Comentários desativados em Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas inicia projeto de identificação das condições de segurança dos laboratórios da UFSCar

Filed under Gestão de pessoas