No último dia 19, a Pró-Reitoria de Extensão participou de reunião no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) com o objetivo de iniciar um debate voltado ao equacionamento de questões relacionadas à prática da extensão na área da Saúde. A necessidade dessa reflexão foi identificada no contexto de apreciação da proposta de Regimento Geral da Extensão na UFSCar, atualmente em curso no Conselho de Extensão.

Na reunião, foram identificados dois conjuntos de pautas: um comum aos diferentes departamentos e cursos da área da Saúde e outro mais específico da área de Medicina. “As necessidades que surgiram, no contexto da discussão mais geral desencadeada pelo Regimento, dizem respeito principalmente aos modelos inovadores de ensino-aprendizagem que vêm sendo implementados na Universidade. Nesse cenário, é importante que, de um lado, fomentemos a desejável aproximação entre o ensino e a extensão e, de outro, que cuidemos para que sejam preservadas as identidades próprias de cada atividade”, relata a Pró-Reitora de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez. “Neste momento, em que estamos próximos dos 40 anos de atuação da Universidade na área da Saúde e dos 10 anos do curso de Medicina, sentimos a necessidade de justamente rever os nossos procedimentos de interação com a sociedade na área”, complementa.

Em relação à área da Saúde como um todo, o conjunto de pautas inclui a discussão sobre a responsabilidade técnica pelas ações praticadas no âmbito da extensão e, também, sobre o cálculo do esforço docente frente aos modelos inovadores citados pela Pró-Reitora. Outro tópico de destaque foi a necessidade de repactuação com os diferentes atores com os quais a Universidade se relaciona em suas ações na área da Saúde, como o Hospital Universitário, as Unidades Básicas de Saúde e o Centro Municipal de Especialidades, dentre outros. “Não apenas a Universidade se transformou, mas também o Sistema Único de Saúde e outros aspectos da gestão da rede pública de atenção à Saúde também se transformam, e é necessário que possamos fazer um planejamento estratégico, a partir da reflexão e do diálogo sobre os atores com quem queremos nos relacionar”, avalia a Pró-Reitora.

Já no que diz respeito especificamente à área da Medicina, um dos desafios identificados é a gestão das atividades de extensão concomitantemente às atividades curriculares obrigatórias do curso de graduação em Medicina. Para tanto, os próximos debates devem envolver também a Pró-Reitoria de Graduação, que não pôde estar presente no primeiro encontro. Outra necessidade identificada durante a reunião foi que o Departamento de Medicina debata internamente e, a partir desse debate, explicite quais são suas demandas e expectativas em relação à extensão praticada pelo Departamento. Nesse contexto, também deverão ser identificados e debatidos modelos de extensão na área de Medicina desenvolvidos por outras universidades.

Para dar continuidade à conversa iniciada no dia 19, a ProEx está propondo um calendário de reuniões semanais a serem realizadas durante os meses de setembro e outubro, a partir do elenco de temas definido no primeiro encontro. “É importante ressaltar que as discussões e a identificação de demandas produzidas nesses encontros não deverão culminar na elaboração de um política de extensão para o campo da Saúde apartada do conjunto de normas que regem a extensão universitária da UFSCar, e sim contribuir para que o Regimento Geral possa contemplar os procedimentos inovadores de ensino-aprendizagem e interação com a sociedade nessa área de conhecimento. A expectativa da ProEx é que, nesse processo, possamos conhecer as demandas e, assim, estabelecer a articulação institucional necessária à consolidação de estruturas mais sólidas para as ações que envolvem, concomitantemente, a formação dos profissionais – estudantes, profissionais da Saúde e, também, os próprios servidores da Universidade – e o atendimento à população”, finaliza Martinez.

Comentários desativados em Pró-Reitoria de Extensão inicia diálogo com o CCBS sobre especificidades da extensão na área da Saúde

Filed under Extensão, Saúde