O Colégio de Pró-Reitores de Graduação (CoGrad) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou, no final do mês de outubro, sua 32ª Reunião, na qual foram discutidas as Diretrizes Nacionais para a Formação, além de outros temas. Presidido pela Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Claudia Raimundo Reyes, o CoGrad se debruçou sobre o tema, que diz respeito às diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível Superior, principalmente nos cursos de licenciatura, e para a formação continuada. Destacou-se, durante o debate, a necessidade de promover formação para a diversidade, envolvendo questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural.
Durante a reunião, Reyes apresentou um relato de experiência da construção do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar, bem como as demais ações promovidas pela Instituição para a promoção da equidade. A Pró-Reitora destacou a recente criação da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, bem como as articulações realizadas em parceria com os estudantes indígenas da Universidade. Além de Reyes, o Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Mello, também apresentou as experiências de sua instituição na construção de políticas de equidade.
A reunião contou também com a presença do Coordenador Geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Vicente de Paula Almeida Junior, para discussão das normativas do Programa de Educação Tutorial (PET). A continuidade do financiamento do Programa foi garantida pelo representante do MEC, e a importância do planejamento das ações que regulam as avaliações do Programa foi destacada pelos pró-reitores, que apontaram a necessidade de aprofundar as discussões.